Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

DM TURISMO: Jalapão / Tocantins

Para quem aprecia aventuras e ecoturismo, a dica é conhecer um dos points mais apreciados do cerrado, o Parque Estadual do Jalapão. Situado no estado do Tocantins, distante cerca de 171 km da capital do estado, Palmas e, aproximadamente 761 de Goiânia, capital de Goiás.

Um local com grande potencial turístico e ainda pouco explorado mas, que vem se destacando no cenário de viagens. Com cenários e belezas distantes uns dos outros como a Cachoeira da Velha, Kenion de Sussuapara, veredas, rios, cercados de matas preservadas, que encantam com as raras belezas.

Localidades cercadas de serras, com dunas de areias avermelhadas, em uma vastidão impressionante, que certamente deixarão lembranças permanentes na memória. Com um clima predominante quente e com chuvas nos meses de dezembro a abril.

A capital Palmas é uma cidade nova, fundada em 1989. Totalmente planejada, possuí avenidas largas e muito verde, às margens do rio Tocantins. Para chegar aos principais atrativos do Jalapão percorre- se vários quilômetros em estradas asfaltadas mas, a maioria é de chão.

Em Ponte Alta, o destaque é a Cachoeira de Sussuapara, uma pequena queda, seguida de um grande kenion, cercado de muita vegetação. Vale conferir também a Pedra Furada, um monumento natural em rocha, que abre uma janela para um cenário deslumbrante. Muito valorizado pelos turistas e exposto em todo o mundo, os artesanatos locais, feitos de capim dourado, vale conferir.

Na sede do parque é preciso registrar- se, para posteriormente conhecer a Cachoeira Velha, um dos lugares mais requisitados por visitantes e turistas, com mais de 100 m de extensão de quedas d'água.

E seguindo por um passeio rústico por trilhas até a prainha do Rio Novo, para comemorar com um mergulho nas águas geladas, cercadas de muito verde. Sem esquecer de conferir a beleza da Serra do Espírito Santo. Muita água, dunas, com um nascente e poente inesquecíveis. Um passeio para quem tem disposição para caminhadas, aventuras e ecoturismo.

Para conferir esses locais, o ideal e hospedar- se nas cidades mais próximas: Ponte Alta, São Félix, Mateiros e Novo Acordo. Boa viagem.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias