Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Você sabia que o sorvete é a sobremesa preferida dos brasileiros?

Nesse calor, nada melhor do que uma sobremesa gelada, não é mesmo? Sem dúvidas além de refrescante o sorvete é delicioso. Tem gosto de infância, frutas, diversão e muito mais. Tem sorvete para cada tipo e gosto. Tem os gourmets com caldas de chocolate e amendoim crocantes e tem também os tradicionais com casquinha, com um ou dois sabores. Com ou sem adicionais, o sorvete é a sobremesa queridinha do brasileiros.

O dia 23 de setembro é o dia do Sorvete. Essa data foi criada pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), para estimular as vendas do setor alimentícios, durante à primavera, que marca a chegada de dias quentes. A data tornou-se uma maneira das pessoas aumentarem o consumo do doce.

O sorvete tem origem chinesa e foi criado a partir de uma mistura feita com leite e arroz congelado na neve, há mais de 4 mil anos atrás. A principio, apenas a nobreza consumia o doce, porque o leite era uma mercadoria muito cara que precisava de câmaras frigoríficas, subterrâneas, que conservassem o produto até o verão. A chegada do sorvete no Brasil só aconteceu em 1834, quando o navio americano, Madagascar, saiu de Boston e surgiu no Rio de Janeiro, trazendo cerca de 200 toneladas de gelo em blocos.

Na imagem está vários potes de sorvetes, com sabores que variam de morango a chocolate e baunilha.
Potes de sorvetes de diferentes sabores, como: morango, baunilha e chocolate - Imagem: Unplash

Uma curiosidade sobre a sobremesa gelada, é que na época, não existia geladeiras e freezers para guardar o sorvete depois de pronto. E mesmo assim, o sorvete durou quase cinco meses, sendo conservado com serragem em depósitos subterrâneos, onde as temperaturas mais baixas evitavam que o gelo derretesse com facilidade. Para saborear, então, a novidade, as sorveterias avisavam a hora certa que as massas geladas iriam sair, para que o público pudesse comprar. Por isso, os locais estavam sempre cheios, com filas longas e uma galera bem animada.

Atualmente as sorveterias é algo bem comum em bairros goianos, por exemplo. Além disso, mesmo que você esteja em casa, provavelmente já ouviu o carro do sorvete/picolé passar anunciando na rua. Para se ter uma noção, o sorvete está presente em diversos comidas, como por exemplo: Pizza de sorvete, bolo de sorvete, entre outras variações, como: Milk-Shake, Sunday, Banana Split, Petit Gateau e muito mais.

Para esse dia, que tal celebrar tomando um sorvete? Afinal, o sorvete é refrescante e saboroso, ideal para aproveitar os dias quentes.

Leia Também

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias