Home / Política

POLÍTICA

"Exercer a democracia é respeitar a decisão da maioria", diz Andrey

Ex-vereador de Goiânia e membro da executiva do MDB goiano, Andrey Azeredo também se manifestou a respeito da decisão tomada pela maioria dos diretórios municipais do partido quanto à aliança com o DEM do governador Ronaldo Caiado para as eleições do ano que vem. Na última quinta-feira, 16/09, o presidente da legenda, Daniel Vilela, anunciou o resultado da decisão alcançada depois de ampla consulta feita às bases. Dos 160 diretórios ouvidos, 146 foram favoráveis à composição com Caiado, o que representa cerca de 92% de votos favoráveis à aliança. Para Andrey Azeredo, que foi um dos coordenadores da campanha que garantiu a vitória do então candidato emedebista à Prefeitura de Goiânia no ano passado, Maguito Vilela, é preciso respeitar e exercer a democracia, e uma forma de atender esse pressuposto é, sem dúvidas, respeitar a decisão da maioria. “Ainda que convivamos com tantos ataques à democracia, entendo que exercê-la pressupõe saber ouvir os dois lados e respeitar a decisão tomada pela maioria", frisa. Sem citar nomes, Andrey, que chegou a ocupar o cargo de secretário de Governo na gestão interina de Rogério Cruz (Republicanos), manda um recado aos descontentes, grupo que abriga o ainda correligionário Gustavo Mendanha, prefeito de Aparecida de Goiânia, que, insatisfeito com a decisão tomada pelo MDB, tem dito que vai deixar a legenda. "É seu direito discordar, mas sem criar narrativas questionáveis para descredibilizar o lado vencedor", pontua. O MDB marcou para a próxima sexta-feira, 24/09, evento para confirmar oficialmente ao governador Ronaldo Caiado (DEM) que aceita o convite para participar da chapa majoritária com vistas à sua reeleição em 2022.

Fio Direto

Praticamente certo

A fusão entre o DEM e o PSL está praticamente acertada. Os partidos, cujos maiores expoentes em Goiás são o governador Ronaldo Caiado e o deputado federal Delegado Waldir, respectivamente, avaliam que a decisão final não passa desta semana. Segundo Waldir, é fundamental que a fusão seja homologada até fevereiro, no máximo, para que o partido possa receber novos quadros durante a janela partidária.

Futuro

De acordo com Delegado Waldir, que é o presidente do PSL em Goiás, o passo seguinte à fusão é definir quem ocupará as funções no partido em cada um dos estados. Segundo ele, essa discussão também está bem adiantada, mas só poderá ser divulgada após a fusão. "hoje já existe um cenário bem perfeito em relação ao quadro que ficaria em cada estado", explica.

Ipasgo

O novo presidente interino do Ipasgo, Ismael Alexandrino, disse que os atendimentos no órgão seguirão a rotina anterior à implantação das cotas. “Nossa orientação é que teremos agendamento tal qual estava acontecendo antes daquele anúncio de corte. Obviamente nosso foco será o usuário”, afirmou Ismael.

Reconhecimento

O governador Ronaldo Caiado (DEM) anunciou na manhã de ontem, 21/09, a maior promoção de praças da Polícia Militar de Goiás da história do Estado. Foram 3.130 praças promovidos. "Esse é o reconhecimento da nossa gestão pelo trabalho e a competência dos nossos policiais militares", disse Ronaldo Caiado.

Câmara Municipal

Os vereadores de Goiânia aprovaram na manhã de ontem, 21/09, em primeira votação, projeto de lei que altera o Regimento Interno da Câmara Municipal, criando a figura do 4º vice-presidente, aumentando para 23 o número de integrantes da Comissão Mista e para 11 o número de integrantes da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Será?

Segundo se comenta nos bastidores da política goiana, o ministro de Infraestrutura do governo Jair Bolsonaro, Tarcísio de Freitas, teria manifestado o desejo de concorrer a uma vaga no Senado Federal, e quem sabe por Goiás. Coincidência ou não, o ministro já esteve no Estado seis vezes, apenas este ano. As pautas variariam de palestras a entrega de obras.

Goiás terá comitê para discutir aquicultura e pesca

Goiás terá um grupo de trabalho dedicado ao segmento de aquicultura e pesca. A decisão foi tomada durante Reunião Técnica para o Desenvolvimento do Setor de Aquicultura e Pesca, realizado na última segunda-feira, 20/09. O evento contou com a participação de representantes de órgãos governamentais e entidades ligadas à formação, pesquisa, extensão, sanidade, meio ambiente e crédito rurais.

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Rural Sustentável da Seapa, Donalvam Maia, o fomento à produção por meio da concessão de crédito e a melhoria do ambiente de negócios estão entre as medidas necessárias ao avanço da atividade no Estado. “Goiás tem potencial incrível para a piscicultura. Com a união de forças, vamos ampliar o mercado de peixe”, disse.

Para o chefe do Serviço de Projetos de Infraestrutura da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Mapa, Adauto de Souza Almeida, Goiás reúne “todas as condições para ser um dos maiores produtores de tilápia do Brasil”. Entre as vantagens do Estado, ele enumerou a localização central, a facilidade de transporte área, rodoviário e ferroviário, a pluviosidade média anual de 1700mm.

Linha cruzada

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Estadual Materno Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI) convoca mães que estejam amamentando para fazer doações desse alimento essencial na vida dos recém-nascidos, pois está com apenas 50 doadoras e com um estoque de 150 litros de leite em seus refrigeradores. Esse volume é metade do necessário para garantir, com segurança, a alimentação de bebês prematuros, ou que precisam ganhar peso, internados na unidade.

As mães interessadas em doar leite materno podem enviar mensagem para o número (62) 3956-2921 e solicitar a coleta em domicílio.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias