7 de janeiro na História
Redação DM
Publicado em 6 de janeiro de 2018 às 23:50 | Atualizado há 1 ano
ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS:
1131 — Canuto Lavard é assassinado em Haraldsted, Dinamarca, por seu primo, Magno I da Suécia.
1325 — Afonso IV torna-se rei de Portugal.
1549 — Criação de um governo central no Brasil, o chamado Governo-geral, sendo Tomé de Sousa o primeiro Governador-Geral.
1558 — França ocupa Calais, a última possessão inglesa em seu território.
1566 — Michele Ghisleri torna-se Papa, futuro São Pio V.
1610 — Galileu Galilei observa as quatro maiores luas de Júpiter pela primeira vez (as quais são conhecidas como luas galileanas: Calisto, Europa, Ganímedes e Io). – Luas de Galileu, ou luas galileanas, é o nome usado para designar o conjunto dos satélites naturais de Júpiter descobertos por Galileu Galilei: Europa, Ganímedes (ou Ganimedes), Io e Calisto. São também os maiores satélites naturais de Júpiter, com uma complexidade geológica que muito tem motivado os planetólogos. Os nomes das quatro luas são derivados de quatro paixões de Júpiter (ou Zeus) nas mitologias romana e grega. Estes nomes foram dados por Simon Marius, que reivindicava a descoberta desses satélites. Em condições favoráveis, quando a posição da Terra e de Júpiter permitem que este último tenha a sua face iluminada voltada para o nosso planeta, é possível visualizar esses quatro satélites com um telescópio caseiro, ou até mesmo com um bom binóculo.
1785 — O francês Jean-Pierre Blanchard e o americano John Jeffries viajam de Dover, na Inglaterra, até Calais, na França em um balão de gás, tornando-se os primeiros a cruzaremoCanaldaManchapeloar.
1835 — HMS Beagle ancora no Arquipélago de Chonos, no sul do Chile.
1894 — William Kennedy Dickson recebe uma patente para filmes.
1922 — Dáil Éireann ratifica o Tratado Anglo-Irlandês por uma votação de 64-57.
1935 — Benito Mussolini e o ministro das Relações Exteriores francês Pierre Laval assinam o Acordo Franco-Italiano.
1942 — Segunda Guerra Mundial
Fim da batalha de Moscovo, com a contraofensiva soviética.
Começa o cerco da península de Bataan.
1945 — Segunda Guerra Mundial: o general britânico Bernard Montgomery realiza uma conferência de imprensa na qual reivindica crédito pela vitória na Batalha do Bulge.
1959 — Os Estados Unidos reconhecem o governo de Fidel Castro em Cuba, cinco dias após a tomada de Havana por um grupo de revolucionários.
1965 — Criação do Exército de Libertação Nacional da Colômbia. – O Exército de Libertação Nacional da Colômbia é uma organização guerrilheira, de inspiração comunista e de caráter político– militar, criado em Simacota em 7 de janeiro de 1965, por Fabio Vasquez Castaño, inspirado pela experiência bem sucedida da Revolução Cubana. É o segundo maior grupo rebelde da Colômbia (após as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia , FARC) Numa sociedade como a colombiana onde as desigualdades sociais se fazem sentir de forma gritante, este movimento atraiu desde o seu início vários padres católicos, inspirados pela Teologia da Libertação, movimento condenado pela Igreja Católica. Em 1966, a morte em combate de um destes religiosos, o padre guerrilheiro Camilo Torres, adquire um elevado valor simbólico. Uma parte significativa dos rendimentos do ELN advêm do “imposto de guerra”, a que sujeita as companhias petrolíferas, e dos sequestros a troco de resgate, “descobertos” no início dos anos de 1970. O ELN é responsável pela maioria dos seqüestros na Colômbia. Até a morte de seu líder histórico, Manuel Perez, um padre espanhol que chefiou o movimento durante cerca duas décadas (até 1998), o ELN não se dedicava ao narcotráfico. Não detendo uma máquina militar que se compare à das FARC e não tendo hipótese no confronto direto com as forças do Governo, o ELN dedica-se principalmente à sabotagem de infra-estruturas, nomeadamente da indústria petrolífera e da rede eléctrica. O ELN teve o seu apogeu durante a segunda metade da década de 1990, altura em que contou com cerca de trinta e cinco mil guerrilheiros. Hoje, tem nas suas fileiras perto de 20 mil homens, que dividem o seu trabalho entre a atividade militar e ações de carácter social. O Exército de Libertação Nacional, hoje liderado por Nicolás Rodríguez Bautista (Gabino), tem sido afetado pela ação dos paramilitares de extrema-direita que surgiram nos anos de 1980. Sua popularidade tem sido muito afetada pela crescente repulsa dos colombianos aos movimentos de esquerda, assim como por seu apoio aos paramilitares que os combatem.
1968 — Programa Surveyor: Surveyor 7, a última nave espacial da série Surveyor, é lançada da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral.
1979 — Terceira Guerra da Indochina: Guerra cambojana-vietnamita: Phnom Penh cai mediante o avanço das tropas vietnamitas, expulsando Pol Pot e o Khmer Vermelho.
1982— FundaçãodoMuseuAfro-Brasileiro, em Salvador, Brasil.
1984 — Brunei se torna o sexto membro da Associação de Nações do Sudeste Asiático.
1985 — Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial lança a Sakigake, a primeira nave espacial interplanetária do Japão e a primeira sonda espacial a ser lançada por qualquer país que não os Estados Unidos ou a União Soviética.
1989 — Akihito torna-se Imperador do Japão e termina o período Shōwa.
1998 — Programa Discovery: lançamento do Lunar Prospector.
1999 — Começa o julgamento no Senado do impeachment do presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton.

2015 — Atentado em Paris ao jornal satírico Charlie Hebdo deixa 12 mortos e 5 gravemente feridos. – Charlie Hebdo é um jornal semanal satírico francês. Ricamente ilustrado, ele publica crónicas e relatórios sobre a política, a economia e a sociedade francesas, mas também ocasionalmente jornalismo investigativo com a publicação de reportagens sobre o estrangeiro ou em áreas como as seitas, a extrema-direita, o cristianismo, o islamismo, o judaísmo, a cultura, entre outros temas.[1] A publicação frequentemente satiriza o Partido Comunista Francês, o catolicismo conservador, a hierarquia judaica e o fundamentalismo islâmico. O editorial se define como libertário anarquista, sendo um reduto muitíssimo diversificado do pensamento de esquerda não oficial. De acordo com Charb, a redacção do jornal Charlie Hebdo “reflecte todos os componentes da esquerda plural, e mesmo os abstencionistas”. Para Ziraldo o jornal é corajoso na sua forma de fazer humor. No dia 7 de janeiro de 2015, em Paris, o semanário foi alvo de um novo ataque, terroristas fundamentalistas atacaram a sede do Charlie Hebdo, no XI distrito de Paris, supostamente, como forma de protesto mais uma vez contra a edição Sharía Hebdo, que em 2011 (data da publicação) já havia causado tumulto. O atentado resultou em–no mínimo–doze pessoas mortas, entre as quais Charb, Cabu, Honoré, Tignous, e Wolinski (cartunistas do jornal) e mais cinco feridas gravemente. Das doze vítimas, onze morreram dentro da sede da editora e um do lado de fora. 2 vítimas eram policiais que faziam a guarda do local (incluindo a que foi vitimada do lado de fora da sede). O presidente francês, François Hollande, descreveu o ocorrido como “ataque terrorista de grande covardia”. No dia seguinte ao ataque, os editores sobreviventes do Charlie Hebdo anunciaram que a publicação continuará, com a edição da semana seguinte do jornal a ser publicado de acordo com o horário habitual, e com uma tiragem de 1 milhão de cópias, significativamente superior ao seu habitual 60.000. O governo francês concedeu quase €1 milhão para apoiar a revista. O Fundo de Imprensa Inovação Digital (francês: Fonds Google-AIPG pour l’Innovation Numérique de la presse), parcialmente financiado pela Google, doou €250.000.
NASCIMENTOS:
1624 — Guarino Guarini, arquiteto italiano (m. 1683).
1833 — Henry Enfield Roscoe, químico britânico (m. 1915).
1844 — Bernadette Soubirous, religiosa e santa francesa. (m. 1879)
1856 — Alexandre Brodowski, engenheiro polonês (m. 1899).

1899 — Francis Poulenc, compositor francês (m. 1963). – Ele foi um compositor e pianista francês, membro do grupo Les Six, autor de obras que abarcam a maior parte dos géneros musicais, incluindo canção, música de câmara, oratório, ópera, música para bailado e música orquestral. O crítico Claude Rostand, num artigo do Paris-Presse de Julho de 1950, descreveu Poulenc como “meio monge, meio mau rapaz” (“le moine et le voyou”), uma etiqueta que lhe ficou associada para o resto da vida.
1916 — Elena Ceaușescu, política romena (m. 1989).–Ela foi uma cientista romena, esposa do líder comunista da Roménia, Nicolae Ceaușescu, e vice-primeira-ministra da Roménia.
1921 — Josué Guimarães, escritor brasileiro (m. 1986).
1928 — William Peter Blatty, escritor norte-americano (m. 2017).
1933 — Nicette Bruno, atriz brasileira. – Ela é uma atriz brasileirae empresária teatral. Nicette começou muito jovem sua carreira, atuando em Romeu e Julieta, de William Shakespeare, em 1945. Com um currículo extenso em várias produções de teatro, cinema e televisão. É uma das referências na história da teledramaturgia do país. Nicette também foi uma pioneira da televisão. Estreou na TV Tupi tão logo foi inaugurada, em 1950, fazendo participações esporádicas em recitais e teleteatros, como em A Corda.
1935 — Valeri Kubasov, cosmonauta soviético (m. 2014).
1940 — Lady Francisco, atriz brasileira.
1941 — John Ernest Walker, químico britânico.
1948 — Ichiro Mizuki, cantor japonês.
1951 — Luiz Melodia, cantor e compositor brasileiro (m. 2017). – Luiz Carlos dos Santos mais conhecido como Luiz Melodia, foi um ator, cantor e compositor brasileiro de MPB, rock, blues, soul e samba. Filho do sambista e compositor Oswaldo Melodia, de quem herdou o nome artístico, cresceu no morro de São Carlos no bairro do Estácio. Foi casado com a cantora, compositora e produtora Jane Reis de 1977 até sua morte, e era pai do rapper Mahal Reis (1980). Lança seu primeiro LP em 1973, Pérola Negra. No “Festival Abertura”, competição musical da Rede Globo, consegue chegar à final com sua canção “Ébano”. Nas décadas seguintes Melodia lançou diversos álbuns e realizou shows no Brasil e na Europa. Em 1987, apresentou-se em Chateauvallon, na França, e em Berna, Suíça. Em 1992, participou do “III Festival de Música de Folcalquier”, na França, e, em 2004, do Festival de Jazz de Montreux, à beira do Lago Leman, onde se apresentou no Auditorium Stravinski, palco principal do festival. Participou do quarto disco solo do titã Sérgio Britto, lançado em setembro de 2011 (Purabossanova). Em 2015, ganhou o 26º Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Cantor de MPB.
1956 — David Caruso, ator norte-americano.
1961 — Mara Lima, cantora brasileira.
1964 — Nicolas Cage, ator norte-americano.
MORTES:

1943 — Nikola Tesla, físico croata (n. 1856). – Foi um inventor nos campos da engenharia mecânica e electrotécnica, de etnia sérvia nascido na aldeia de Smiljan, Vojna Krajina, no território da atual Croácia. Era súdito do Império Austríaco por nascimento e mais tarde tornou-se um cidadão estadunidense.[2] Tesla é muitas vezes descrito como um importante cientista e inventor da modernidade, um homem que “espalhou luz sobre a face da Terra”. É mais conhecido pelas suas muitas contribuições revolucionárias no campo do electromagnetismo no fim do século XIX e início do século XX. As patentes de Tesla e o seu trabalho teórico formam as bases dos modernos sistemas de potência eléctrica em corrente alternada (AC), incluindo os sistemas polifásicos de distribuição de energia e o motor AC, com os quais ajudou na introdução da Segunda Revolução Industrial. Depois da sua demonstração de transmissão sem fios (rádio) em 1894 e após ser o vencedor da “Guerra das Correntes”, tornou-se largamente respeitado como um dos maiores engenheiros electrotécnicos que trabalhavam nos EUA.[5] Muitos dos seus primeiros trabalhos foram pioneiros na moderna engenharia electrotécnica e muitas das suas descobertas foram importantes a desbravar caminho para o futuro. Durante este período, nos Estados Unidos, a fama de Tesla rivalizou com a de qualquer outro inventor ou cientista da história e cultura popular,[6] mas devido à sua personalidade excêntrica e às suas afirmações aparentemente bizarras e inacreditáveis sobre possíveis desenvolvimentos científicos, Tesla caiu eventualmente no ostracismo e era visto como um cientista louco. Nunca tendo dado muita atenção às suas finanças, Tesla morreu empobrecido aos 86 anos. A unidade do Sistema Internacional de Unidades (SI) que mede a densidade do fluxo magnético ou a indução eletromagnética (geralmente conhecida como campo magnético “B”), o tesla, foi nomeada em sua honra (na Conférence Générale des Poids et Mesures, Paris, 1960), assim como o efeito Tesla da transmissão sem-fio de energia para aparelhos electrónicos com energia sem fio, que Tesla demonstrou numa escala menor (lâmpadas eléctricas) já em 1893 e aspirava usar para a transmissão intercontinental de níveis industriais de energia no seu projeto inacabado da Wardenclyffe Tower. À parte os seus trabalhos em electromagnetismo e engenharia electromecânica, Tesla contribuiu em diferentes medidas para o estabelecimento da robótica, controle remoto, radar e ciência computacional, e para a expansão da balística, física nuclear,[9] e física teórica. Em 1943 o Supremo Tribunal dos Estados Unidos acreditou-o como sendo o inventor do rádio.[10] Muitos das suas realizações foram usadas, com alguma controvérsia, para apoiar várias pseudociências, teorias sobre OVNIs, e as primeiras formas de ocultismo New Age.
1951 — René Guénon, escritor francês (n. 1886).
1976 — Luís Sérgio Person, ator e diretor brasileiro (n. 1936).
1984 — Alfred Kastler, físico francês (n. 1902).
2015 – Georges Wolinski, cartunista e quadrinista francês (n. 1934). – Ele foi um cartunista e escritor de quadrinhos francês. Foi assassinado no massacre do Charlie Hebdo, um ataque terrorista ocorrido em 7 de janeiro de 2015 em Paris.