Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Filho de Faustão se manifesta sobre boatos de que pai furou fila de transplante: ‘Informem-se'; entenda

Fausto Silva realizou o transplante de coração nesse domingo (27).

Imagem ilustrativa da imagem Filho de Faustão se manifesta sobre boatos de que pai furou fila de transplante: ‘Informem-se'; entenda

João Guilherme Silva, filho do apresentador Faustão, usou suas redes sociais para rebater críticas de que seu pai teria furado a fila de transplante de órgãos para sua cirurgia de coração, realizada neste domingo (27), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Em seu perfil no Instagram, o jovem de 18 anos compartilhou uma publicação de um médico especializado no processo de doação de órgãos, que explica como funciona a organização da fila de espera. “Não façam ilações ou acusações irresponsáveis de furação de filas ou interesses escusos. É um processo extremamente delicado com profissionais, que desgasta muito física e mentalmente para uma única doação acontecer”, diz o post.

De acordo com a Central de Transplantes do Estado de São Paulo, Faustão era o segundo na lista de espera por um coração e recebeu o órgão após ele ser negado pela equipe médica do primeiro paciente da fila. "A seleção gerada para a oferta do coração deste receptor, através do sistema informatizado de gerenciamento do sistema estadual de transplantes, trouxe 12 pacientes que atendiam aos requisitos. Destes, quatro estavam priorizados, sendo que o paciente ocupava a segunda posição nesta seleção".

Com a enorme repercussão, o Ministério da Saúde também emitiu uma nota esclarecendo que o apresentador foi priorizado em razão de seu estado muito grave de saúde. “Neste domingo (27), mais um paciente na capital paulista foi contemplado com um transplante cardíaco, neste caso, também priorizado na fila de espera em razão de seu estado muito grave de saúde - o apresentador Fausto Silva. Ele recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento, assim como os outros sete transplantados".

"Quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro, ou seja, a ordem de chegada, funciona como critério de desempate. Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica", destacou o comunicado, que ainda informou que foram realizados 11 transplantes de coração no país, sete deles no estado de São Paulo, entre os dias 19 e 26 de agosto.

Além disso, João Guilherme Silva também aproveitou para publicar um vídeo em que mostra a história de superação do transplante de coração de sua enteada, Anne, filha de Schynaider Moura.


		Filho de Faustão se manifesta sobre boatos de que pai furou fila de transplante: ‘Informem-se'; entenda


Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias