Entretenimento

Franquia “O Senhor dos Anéis” retorna ao cinema com história inédita sobre Gollum

Aline Drumond - Estágio DM

Publicado em 25 de março de 2026 às 16:20 | Atualizado há 3 meses

Nova produção revisita eventos que antecedem A Sociedade do Anel | Foto: Reprodução
Nova produção revisita eventos que antecedem A Sociedade do Anel | Foto: Reprodução

A franquia “O Senhor dos Anéis” voltará aos cinemas com uma nova produção live-action já confirmada para os próximos anos. A Warner Bros. anunciou o desenvolvimento de “The Lord of the Rings: The Hunt for Gollum”, longa que tem estreia prevista para 17 de dezembro de 2027 e marca o retorno de nomes importantes ligados às adaptações da obra de J.R.R. Tolkien.

O filme terá produção de Peter Jackson, responsável pela trilogia original, e direção de Andy Serkis, que também reassume o papel de Gollum. O projeto reúne ainda roteiristas veteranos da saga, como Fran Walsh e Philippa Boyens, além de Phoebe Gittins e Arty Papageorgiou, com a proposta de expandir a narrativa da Terra-média a partir de histórias já existentes nos livros, mas pouco exploradas no cinema.

Caçada que antecede a jornada do anel

A nova trama se passa antes dos eventos de “A Sociedade do Anel” e deve acompanhar a busca por Gollum, liderada por Gandalf e Aragorn. A missão tinha como objetivo reunir informações sobre o Um Anel e sua ligação com Bilbo Bolseiro, peça central para entender a ameaça crescente na Terra-média.

Esse recorte da história aparece nos apêndices das obras de Tolkien e ajuda a aprofundar o contexto que levou à formação da Sociedade do Anel, evidenciando os riscos que cercavam o artefato e a urgência em impedir seu retorno ao poder de Sauron.

Elenco reúne veteranos e novidade

Além de Andy Serkis, o elenco contará com o retorno de Ian McKellen, novamente como Gandalf, e Elijah Wood, que deve reprisar o papel de Frodo. A atriz Kate Winslet também foi confirmada e será uma das protagonistas da nova narrativa.

As filmagens começaram em maio de 2026, na Nova Zelândia, cenário clássico das produções anteriores, com parte da equipe original envolvida no projeto para preservar a identidade visual e narrativa da franquia.

Novo capítulo para a Terra-média

O longa abre caminho para uma nova fase de produções ambientadas no universo de Tolkien. A proposta é explorar histórias paralelas e ampliar o universo cinematográfico da saga, mantendo conexão com os elementos que marcaram a trilogia lançada nos anos 2000.

Apesar de integrar esse movimento de expansão, o filme não tem relação direta com a animação “The War of the Rohirrim”, lançada em 2024, que aborda eventos muito anteriores na linha do tempo da Terra-média.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia