Home / Esportes

ESPORTES

É dia de final! São Paulo e Independiente del Valle decidem título da Sul-Americana 2022

É dia de decisão! Chegou a hora da grande final da CONMEBOL Sul-Americana de 2022! São Paulo e Independiente del Valle, do Equador, se enfrentam neste sábado (1), em jogo único, na final da Copa Sul-Americana. A bola rola às 17h (de Brasília), no estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, na Argentina.

O duelo colocará frente a frente duas equipes campeãs do torneio continental, o São Paulo levantou a taça em 2012, enquanto os equatorianos venceram a competição em 2019. A Sul-Americana ganhou uma importância grande para os paulistas,  já que é a única chance de título e o melhor caminho para uma vaga na Libertadores do ano que vem. Além de devolver o time ao grupo de protagonistas do continente.

Desde que venceu a competição, há dez anos, o São Paulo entrou em um período de seca, em que conquistou apenas um título, o Paulista do ano passado. Para chegar até a final, o Tricolor liderou o Grupo D, com 18 pontos, somando cinco vitórias e um empate. Nas oitavas de final, passou por Universidad Católica, do Chile, Ceará, nas quartas, e por fim, Atlético-GO na semifinal. 

No comando, terá Rogério Ceni, um dos maiores ídolos do São Paulo como jogador. Agora, busca seu primeiro troféu como técnico do clube. 

 “Ganhar no clube em que você jogou desde criança é especial. Tem uma simbologia, um significado muito grande. Foi dura a fase quartas de final, foi dura a fase semifinal e teremos um adversário duro, que deve dar muita dificuldade. É a oportunidade, e não podemos perder a oportunidade de sermos campeões. Será uma experiência para cada um. É a chance de escrever o nome no clube. É algo único e especial, e para sempre. Algo que ninguém tira. Ser campeão é algo único, e viemos aqui para isso”, disse Rogério Ceni.

A tendência é que o São Paulo deve repetir a mesma escalação, ou parecida, que usou quando goleou o Avaí por 4 a 0, domingo, no Brasileiro. A dúvida é se a lateral direita será de Rafinha, que esteve em campo contra os catarinenses, ou Igor Vinicius. O restante da equipe não deve ter novidades. Para a decisão, Rogério Ceni não conta com Arboleda, Caio, Gabriel Neves, Moreira e Nikão, todos lesionados. 

Provável escalação do São Paulo: Felipe Alves, Rafinha (Igor Vinicius); Diego Costa, Léo e Reinaldo; Pablo Maia, Rodrigo Nestor, Alisson e Patrick; Luciano e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.

Independiente Del Valle

Já o Del Valle, entrou na Sul-Americana nos mata-matas por ter terminado em terceiro no Grupo D da Libertadores. Até aqui, a equipe equatoriana deixou pelo caminho o Lanús (ARG), o Deportivo Táchira (VEN) e o Melgar (PER). A ascendente equipe equatoriana, vice da Libertadores em 2016 e campeã da Sul-Americana em 2019, busca o bicampeonato do torneio.

O Independiente Del Valle carrega a grande dúvida sobre a escalação de Lautaro Díaz, um dos destaques do time e que treinou separado na última quinta-feira. De resto, equipe completa para buscar o segundo título de Sul-Americana da história do clube. Destaque para Junior Sornoza, atleta revelado nas categorias de base e que retorna depois de passagem por Fluminense e Corinthians no futebol brasileiro.

Provável escalação do Del Valle: Ramírez; Carabajal, Schunke e Segovia; Matías Fernández, Pellerano, Angulo, Faravelli e Chávez; Lautaro Díaz (Bauman) e Sornoza. Técnico: Martín Anselmi.

A final irá à prorrogação caso termine empatada no tempo normal. Se a igualdade persistir, o vencedor será conhecido nos pênaltis.

Arbitragem

Árbitro: Wilmar Roldán (COL)

Assistentes: Alexander Guzman (COL) e Wilmar Navarro (COL)

Quarto Árbitro: Alexis Herrera (VEN)

Árbitro de Vídeo (VAR): Julio Bascuñan (CHI)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias