Home / Esportes

ESPORTES

Saiba um pouco mais sobre a realidade dos times de várzea em Goiânia

A modalidade já é considerada como Patrimônio Histórico e Imaterial do município desde março deste ano

Foto Divulgação / Copa Cepro Foto Divulgação / Copa Cepro

Os campeonatos de várzea realizados em Goiânia já fazem parte da cultura do povo goianiense, prova disso foi a lei sancionada pelo prefeito da cidade, Rogério Cruz, em março de 2023. A lei passou a considerar o futebol de várzea como Patrimônio Histórico e Imaterial do município.

A Copa Cepro é um dos maiores campeonatos amadores de Goiânia. Atualmente a competição está na sua 11ª edição. Os jogos acontecem no campo da Vila Redenção.

A equipe do Diário da Manhã entrou em contato com o organizador da competição, Wendel Costa, que explicou um pouco sobre a realidade dos campeonatos amadores na cidade.

‘Para muitos, principalmente nas periferias, a única fonte de lazer, de entretenimento de uma prática esportiva, é o futebol de várzea, ele mobiliza toda a comunidade. No caso da Copa Cepro, nós mobilizamos equipes de toda a região’, disse o organizador.

A Copa Cepro conta com times das regiões do, Alto Glória, Alto da Glória II, Setor Pedro Ludovico, Parque Ateneu, Jardim da Luz, entre outros.

Wendel ainda ressaltou alguns pontos sobre o que precisa ser melhorado na várzea. Um exemplo disso é o suporte que o poder público pode oferecer a esses campeonatos.

‘Os campeonatos reúnem muita gente, em contrapartida, a dificuldade de se conseguir um apoio das forças de segurança, para os eventos, e para os jogos, é muito complexo. Geralmente a gente fica refém de um pedido de um deputado, de algum vereador. Então um dos pontos que precisam avançar, é um suporte maior das forças de segurança nos campeonatos’, afirmou.

Além da questão das forças de segurança, o organizador ressalta que um maior suporte do poder público seria fundamental para o crescimento do futebol amador em Goiânia.

‘Os campeonatos têm se estruturado muito nas iniciativas de buscar os patrocinadores, a iniciativa privada tem minimamente conseguido dar um suporte. Mas o ideal era que tivesse políticas públicas voltadas para contemplar essa modalidade’, completa Wendel.

Os jogos da Copa Cepro costumam acontecer nos sábados às 16h e às 18h, nos domingo às 08h30; 10h, e 16h, e às terças, quartas e quintas às 19h40.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias