Brasil

Câmara de Goiânia vê aumento de duas cadeiras de vereador

Redação DM

Publicado em 3 de julho de 2023 às 15:10 | Atualizado há 3 anos

Durante a sessão desta quinta-feira (29), os vereadores analisaram os dados do Censo Demográfico de 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A população de Goiânia subiu para mais de 1,4 milhão de habitantes, o que, segundo a Constituição, permite o aumento do número de vereadores de 35 para 37. A proposta conta com 21 assinaturas.

De acordo com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Henrique Alves (MDB), a medida é importante para atender as demandas da população, que está crescendo.

O presidente da Câmara, Romário Policarpo (Patriota), afirma que não haverá aumento de gastos caso seja ampliado o número de vereadores.

No momento, a Lei Orgânica só prevê mudança na configuração da Câmara se houver população suficiente para um aumento que equivalha a 39 cadeiras. Entretanto, o Censo Demográfico 2022, recém divulgado pelo IBGE, não trouxe estimativa populacional suficiente.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que, desde 2010, a população goianiense cresceu de 1,3 milhão para 1,43 milhão. De acordo com o IBGE, o número de cadeiras na Câmara precisa coincidir com a faixa populacional do município.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia