Home / Goiás

GOIÁS

Caiado sobre fim de Escolas Cívico Militares: Goiás está na dianteira!

Modelo de educação implantado por Bolsonaro foi encerrado este mês por Lula

Imagem ilustrativa da imagem Caiado sobre fim de Escolas Cívico Militares: Goiás está na dianteira!

Após o Governo Federal, comandado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciar o fim das escolas enquadradas no modelo Cívico-militar, o Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), emitiu comunicado para tranquilizar a população goiana sobre a mudança, de acordo com o texto o estado sob seu comando não será atingido pela medida.

Caiado relatou que ainda no início deste ano, sua gestão teve o cuidado de transferir as escolas cívico-militares para o modelo de escolas geridas pela polícia militar estadual, sendo assim a medida do Ministério da Educação não teria qualquer impacto no funcionamento dos Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás (CEPMG).

“Nós já tivemos o cuidado de transformar esses colégios cívico-militares em colégios militares do nosso estado. Esse processo já foi decidido por nós, porque sabemos a eficiência dos colégios. Então, não muda nada, está tudo resolvido. Goiás sai na frente”, esclareceu Caiado.

Em Goiás, a Secretaria de Estado de Educação rompeu os Termo de Cooperação Técnica das Escolas Cívico-Militares estabelecidos com Ministério da Educação, esta mudança foi possível após a aprovação de projeto de lei sobre temática pela Assembleia Legislativa do Estado.

As escolas sob o regime cívico-militar recebiam transferências de recursos oriundos do Ministério da Educação e Ministério da Defesa, no entanto, as gestões dos CEPMG são exclusivas do Governo do Estado de Goiás, tendo inclusive autonomia para elaboração de currículo e estruturação pedagógica.

O governo afirmou que resolveu gravar a mensagem após observar certa preocupação da população quanto ao fim das escolas.

“Nós sabemos o quanto o colégio militar tem trazido resultados no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), na boa formação, na procura das famílias. Nós cuidamos cada vez mais da educação e da nossa juventude”

Após a mudança Goiás passa a contar com um total de 76 escolas militares.

Mais vídeos:

  • GOIÁS

    Filho filma torturas contra o pai enquanto idoso grita de dor, informa a polícia

    Foram publicados vídeos na internet que mostravam um idoso deitado e gritando de dor; Polícia Civil prendeu o autor e a vítima foi levada ao hospital

    Publicado sexta-feira, 06 de outubro de 2023 - 16:21

    / Atualizado sexta-feira, 06 de outubro de 2023

  • GOIÁS

    Justiça absolve PMs acusados de matar ex-lutador de MMA em surto

    Vídeo mostra José Carlos Coimbra, de 49 anos, sendo atingido por disparos; juiz alegou que os policiais atiram para repelir "agressão injusta"

    Publicado quarta-feira, 20 de setembro de 2023 - 16:45

    / Atualizado quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias