Home / Goiás

GOIÁS

Pastor e mulher são suspeitos de abusar sexualmente de fiéis de igreja

O pastor alegava que estaria "incorporando anjos" para praticar abusos contra fiéis

Foto: Reprodução/ Redes Sociais Foto: Reprodução/ Redes Sociais

O pastor Vanderlei de Oliveira e sua esposa, Maria de Lurdes dos Santos Oliveira, estão sendo procurados pela Polícia Civil em Anápolis, a 55 km de Goiânia, por suspeita de abuso sexual contra fiéis. Nove vítimas, incluindo homens e mulheres, já foram ouvidas nas investigações. O homem alegava "incorporar anjos" para cometer esses crimes.

A polícia começou a desvendar esses abusos quando uma das vítimas procurou a delegacia em 2 de outubro. A delegada do caso, Isabella Joy Lima, acredita que esses crimes ocorrem há mais de uma década, visto que uma das vítimas identificadas foi abusada em 2013.

“Já tem no mínimo, que a gente tem noção, 10 anos que ele pratica esses crimes. E não existe um perfil de idade, de forma ou sexo. Além de que a gente sabe que existem mais vítimas, porque todas as nove que denunciaram afirmam que existem outras. Mas essas pessoas têm medo de denunciar”, detalha a delegada.

Qualquer pessoa com informações sobre o paradeiro de Vanderlei e sua esposa ou que tenha sofrido abusos deve entrar em contato com a polícia pelo número 197. Os telefones (62) 3328-2731 e (62) 9 8531-0086 também estão disponíveis para denúncias anônimas.

"Incorporava anjos"


		Pastor e mulher são suspeitos de abusar sexualmente de fiéis de igreja
Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Sobre o modo de atuação do pastor, a polícia revela que Vanderlei buscava vítimas em situações emocionais delicadas ou enfermas, pois estavam mais vulneráveis e suscetíveis a manipulação.

Ele conduzia uma série de sessões de oração nas quais alegava incorporar um anjo na casa dele. Nesses encontros, o anjo prometia ajuda para resolver os problemas da vítima, contanto que esta cumprisse suas ordens. Foi nesse momento que ocorreram os abusos, que podem ser esclarecidos pelas vítimas.

Além disso, Vanderlei filmava os abusos para ameaçar as vítimas caso se recusassem a continuar com as "campanhas de orações". O pastor mantinha um grupo no WhatsApp com fiéis, incluindo vítimas e testemunhas que auxiliaram na investigação. No grupo, ele afirmava estar 'incorporado' com o anjo e que a suposta entidade responderia a dúvidas por lá.


		Pastor e mulher são suspeitos de abusar sexualmente de fiéis de igreja
Foto: Reprodução/ Redes Sociais

A polícia pretende indiciar Vanderlei por violência sexual mediante fraude e estupro, mas não exclui a possibilidade de surgirem outras acusações.

Esposa cúmplice

Em relação à esposa de Vanderlei, Maria de Lurdes dos Santos Oliveira, a delegada afirma que ela tinha conhecimento dos abusos cometidos pelo marido. Muitas vítimas relataram que ela estava presente durante os crimes e auxiliava o pastor.

Portanto, Maria de Lurdes deverá ser indiciada por participação nos crimes de violência sexual mediante fraude e estupro.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias