🔴AO VIVO: Lula e Trump discursam na Assembleia Geral da ONU
Léo Carvalho
Publicado em 22 de setembro de 2026 às 10:31 | Atualizado há 11 minutos
Lula e Donald Trump participam nesta terça-feira (22) da abertura da Assembleia Geral da ONU, em Nova York | Foto: Reprodução
Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump discursam nesta terça-feira (22) na abertura do debate geral da 81ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. Pela tradição da ONU, o presidente brasileiro é o primeiro chefe de Estado a falar, seguido pelo representante do país-sede, atualmente Trump.
Leia também
Assessora de Flávio negociou emendas com miliciano ligado ao caso Marielle
O discurso de Lula está previsto para as 10h, no horário de Brasília. Entre os temas que devem aparecer na fala do presidente brasileiro estão soberania nacional, conflitos internacionais, multilateralismo, mudanças climáticas e a reforma do Conselho de Segurança da ONU.
Trump discursará logo depois de Lula. A participação dos dois ocorre em meio a tensões nas relações entre Brasil e Estados Unidos e a diferentes posições dos governos sobre questões internacionais. O debate geral reúne representantes dos 193 Estados-membros da ONU e segue até 28 de setembro.
O tema central da 81ª Assembleia Geral é “Restaurar a confiança, gerenciar a transformação: uma Organização das Nações Unidas que atenda a todas as pessoas”.