Home / Internacional

INTERNACIONAL

Vídeo: Bebê é resgatada de escombros na China

Uma bebê foi socorrida após ficar um dia e uma noite sob escombros de uma casa na China. A razão da catástrofe foram as chuvas torrenciais que já deixaram 51 mortos e oito pessoas desaparecidas na província de Henan, região central do país.

De acordo com a rede de televisão chinesa CCTV, após ser resgatada, a criança foi levada para um hospital e seu quadro é estável, no entanto a mãe não resistiu e morreu.

Segundo a imprensa do país, a mulher e a bebê ficaram presas na última terça-feira, 20, quando o nível da água aumentou drasticamente na vila de Wangzongdian.

As equipes de resgate afirmaram que a mãe colocou a bebê em local seguro no momento que um deslizamento de terra e uma enchente atingiram a casa, mas ela não conseguiu escapar.

Os socorristas ainda contaram que a mãe foi encontrada congelada em uma posição em que aparentemente estava levantando algo. "Justamente naquele momento crucial ela levantou sua filha, e é por isso que a menina sobreviveu", conta um deles.

A criança foi socorrida na última quarta-feira, 21, e as imagens do resgate (assista abaixo) viralizaram após serem divulgadas no dia seguinte, quando encontraram o corpo da mãe.

Quase 400 mil afetados

De acordo com as autoridades de Zhengzhou, capital de Henan, mais de 395 mil pessoas tiveram que abandonar suas casas. Os prejuízos já passaram de 65,5 bilhões de renminbis (mais de US$ 10 bilhões ou R$ 52 bilhões na cotação atual). Zhengzhou fica a 700 kmkm cem c de Pequim e tem aproximadamente 12 milhões de habitantes.

Metereologistas chineses afirmam que foi uma chuva que só pode ser vista "uma vez em mil anos" . Choveu por apenas três dias, mas o equivalente a um ano na cidade.

Doze das 51 vítimas da catástrofe, morreram dentro do metrô da capital. As pessoas ficaram imersas dentro dos vagões, as estações se tornaram rios.

A alta quantidade de mortos e prejuízos decorrente das enchentes causaram críticas públicas à lenta reação do governo e da corporação do metrô. A agência meteorológica da capital também foi criticada por não avisar, mas se defendeu afirmando que divulgou uma previsão do tempo dois dias antes da forte chuva.

Militares evacuam pacientes de hospital onde cerca de 3 mil pessoas ficaram presas em Zhengzhou — Foto: Chinatopix Via AP

*Com informações do G1

Leia também:

Mais vídeos:

  • INTERNACIONAL

    Surto misterioso de paralisia afeta 106 estudantes em escola no Quênia; Veja o vídeo

    Autoridades investigam causa desconhecida enquanto histeria coletiva é considerada como possível explicação

    Publicado sexta-feira, 06 de outubro de 2023 - 20:45

    / Atualizado sexta-feira, 06 de outubro de 2023

  • INTERNACIONAL

    Criança é presenteada com uma Mercedes após pedi-la para príncipe da Arábia Saudita

    Caso inusitado impressionou internautas devido ao alto custo do presente

    Publicado quinta-feira, 05 de outubro de 2023 - 17:37

    / Atualizado quinta-feira, 05 de outubro de 2023

  • INTERNACIONAL

    Vídeo de premiação de ginastas na Irlanda gera acusações de racismo e revolta nas redes sociais

    Imagens mostram ginasta negra sendo ignorada durante cerimônia de entrega de medalhas. Ginasta americana Simone Biles se pronuncia

    Publicado domingo, 24 de setembro de 2023 - 19:02

    / Atualizado domingo, 24 de setembro de 2023

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias