Home / Internacional

INTERNACIONAL

EUA: com chuvas causadas pelo furacão Ida, NY declara estado de emergência

Por Matheus Piovesana

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, declarou estado de emergência na cidade na noite de quarta-feira, dia 1º, devido às fortes chuvas causadas por fragmentos do furacão Ida. O Serviço Meteorológico dos Estados Unidos lançou um alerta de inundação repentina para regiões da cidade, válido até as 3h da manhã desta quinta-feira, pelo horário local.

"Estamos resistindo a um evento climático histórico na noite de hoje (ontem), com chuvas recordes em toda a cidade, enchentes brutais e condições perigosas em nossas ruas", escreveu Blasio em sua conta oficial no Twitter.

Segundo a Associated Press, fragmentos do Ida atingiram Estados da costa leste americana ontem com ao menos dois tornados, fortes ventos e chuvas intensas. Diversas vias de Nova York ficaram inundadas, e os serviços do metrô da cidade foram suspensos.

A Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey suspendeu os voos do aeroporto internacional de Newark, um dos que atendem a região, por causa das inundações.

Em Estados vizinhos, como a Pensilvânia, a chegada do Ida levou à retirada de milhares de pessoas de suas casas depois que o nível de água em uma barragem próxima à cidade de Johnstown atingiu níveis "perigosos".

O Ida chegou à costa dos Estados Unidos no final de semana, e atingiu os Estados da Louisiana e do Mississippi, causando blecautes, inundações e mortes. (Com informações da Associated Press).

Leia também:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias