Home / Internacional

INTERNACIONAL

Alemanha considera projeto de lei para legalizar o uso recreativo da maconha

Proposta aguarda aprovação parlamentar e gera debates entre legisladores

Imagem ilustrativa da imagem Alemanha considera projeto de lei para legalizar o uso recreativo da maconha

O governo da Alemanha está analisando um projeto de lei que visa legalizar o uso recreativo da maconha no país. A medida permitiria que maiores de idade portassem até 25 gramas da droga e cultivassem até três plantas de canábis.

Caso aprovada, a Alemanha poderia se tornar um dos países mais liberais da Europa em relação à maconha.

De acordo com a agência de notícias Reuters, a legalização da maconha na Alemanha poderia seguir uma tendência mundial semelhante e potencialmente reduzir o "mercado negro" e os crimes relacionados às drogas. No entanto, a proposta enfrenta resistência de legisladores conservadores, que expressam preocupações sobre os possíveis impactos sociais e de saúde.

O projeto de lei foi apresentado pelo ministro da Saúde, Karl Lauterbach, que argumenta que a medida representa uma mudança de direção após políticas anteriores sobre a canábis terem sido consideradas ineficazes. No entanto, Lauterbach também ressalta que o consumo de maconha, mesmo que legalizado, continua sendo potencialmente perigoso.


		Alemanha considera projeto de lei para legalizar o uso recreativo da maconha
Ministro da Saúde da Alemanha, Karl Lauterbach, durante entrevista coletiva em Berlim - Crédito: REUTERS/Annegret Hilse. Reprodução


A decisão final sobre a legalização da maconha na Alemanha continua pendente, aguardando a aprovação do parlamento. Caso aprovada, a medida poderia ter implicações significativas não apenas para a Alemanha, mas também para outros países europeus, influenciando debates e políticas relacionadas à canábis.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias