Home / Internacional

INTERNACIONAL

Embaixada do Brasil em Portugal recebe ameaça de ataques contra brasileiros no país

A Embaixada recebeu um e-mail com ameaças de atentado terrorista por parte de um grupo neonazista, direcionada a brasileiros e pessoas negras.

Imagem ilustrativa da imagem Embaixada do Brasil em Portugal recebe ameaça de ataques contra brasileiros no país

A Embaixada do Brasil em Portugal prontamente acionou as autoridades do país ao receber uma ameaça anônima por e-mail em 14 de junho. A mensagem continha informações preocupantes sobre um possível atentado terrorista direcionado aos cidadãos brasileiros residentes em solo português. O embaixador Raimundo Carreiro imediatamente enviou um ofício ao ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho, solicitando um reforço significativo na segurança da comunidade brasileira no país.

O e-mail, enviado por um grupo neonazista, continha declarações alarmantes, proclamando que "Portugal é uma terra de brancos para brancos" e não toleraria a presença de "malditos brasileiros" e outros estrangeiros. Além disso, o grupo manifestou seu apoio a uma organização xenófoba que defende ataques violentos contra brasileiros na Universidade de Lisboa, bem como à Liga de Futebol da Espanha, onde o jogador do Real Madrid, Vinícius Jr., foi alvo de ataques racistas.

O conteúdo do e-mail também incluía ameaças diretas ao governo português, exigindo a implementação de políticas de expulsão de "homossexuais, estrangeiros e não brancos". O grupo neonazista prometeu uma série de atentados terroristas em locais frequentados por brasileiros e pessoas negras, utilizando termos pejorativos, como "zucas" para se referir aos brasileiros.


		Embaixada do Brasil em Portugal recebe ameaça de ataques contra brasileiros no país
Fonte: Reprodução

As autoridades estão conduzindo investigações minuciosas em relação às ameaças e não descartam a possibilidade de envolvimento de cidadãos brasileiros, devido a certas expressões utilizadas no e-mail que indicam uma possível origem brasileira. Esforços estão sendo coordenados entre as forças de segurança portuguesas e o Ministério dos Negócios Estrangeiros em cooperação com a diplomacia brasileira, a fim de rastrear os responsáveis por essas ameaças repletas de xenofobia, racismo, homofobia e apologia ao nazismo.

Em resposta à gravidade da situação, o governo português determinou um aumento no número de agentes de segurança designados para proteger a Embaixada do Brasil em Lisboa e ativou os serviços de inteligência para identificar os autores por trás das ameaças terroristas, nazistas, xenofóbicas, racistas e homofóbicas.

A preocupação do embaixador Carreiro se intensifica diante dos frequentes incidentes de violência sofridos pelos brasileiros em Portugal. Recentemente, um casal foi brutalmente espancado em uma boate em Lisboa, resultando em graves lesões. Outros casos de agressões contra brasileiros também têm sido relatados em diferentes cidades portuguesas. A Embaixada está empenhada em assegurar a segurança e a proteção dos cidadãos brasileiros no país, colaborando estreitamente com as autoridades portuguesas para enfrentar essa ameaça preocupante.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias