Home / Internacional

INTERNACIONAL

Papa Francisco realiza cerimônia de lava-pés em presídio

Rito marca celebração da Semana Santa e destaca humildade

Foto: Divulgação/VATICANNEWSPT Foto: Divulgação/VATICANNEWSPT

O Papa Francisco protagonizou um dos rituais mais simbólicos da Semana Santa ao lavar os pés de 12 mulheres em uma prisão de Roma, na Itália. A cerimônia, realizada nesta quinta-feira, 28, ressaltou a importância da humildade e do serviço ao próximo. Esta foi a primeira vez que o Papa executou o gesto de lavar os pés exclusivamente em mulheres durante o serviço especial anual.

Durante a homilia “In coena Domini” na prisão de Rebibbia, Francisco destacou a mensagem de humildade transmitida pelo gesto de Jesus ao lavar os pés de seus discípulos. Ele enfatizou a vocação para servir, citando as palavras do Salvador: "Eu não vim para ser servido, mas sim para servir".

Na noite de sábado, 30, o Papa conduzirá a vigília pascal na Basílica de São Pedro, enquanto no domingo, 31, proferirá a mensagem “Urbi et Orbi” (“À cidade e ao mundo”). Desde o início de seu pontificado, Francisco tem levado essa cerimônia para além dos muros do Vaticano, escolhendo prisioneiros, refugiados e deficientes como participantes.

Nos primeiros anos de seu papado, o pontífice enfrentou resistência no Vaticano ao alterar as regras da cerimônia para incluir oficialmente as mulheres. Esta ocasião marca a primeira vez em que o Papa lava os pés apenas de mulheres, reafirmando seu compromisso com a igualdade e a inclusão dentro da Igreja Católica.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias