Home / Internacional

INTERNACIONAL

Presidente de Portugal dissolve parlamento e convoca novas eleições

Decisão foi tomada após Primeiro-Ministro renunciar ao cargo em meio a investigações do Ministério Público

Imagem ilustrativa da imagem Presidente de Portugal dissolve parlamento e convoca novas eleições

O Presidente da República de Portugal, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou que dissolverá o parlamento do país. A decisão foi apresentada à imprensa na tarde da última quinta-feira, 9, dois dias após o então Primeiro-ministro Antônio Costa (Partido Socialista) apresentar pedido de renúncia do cargo em meio a investigações do Ministério Público.

Entes políticos ligados ao então primeiro-ministro, dentre eles seu chefe de gabinete, Vítor Escária, foram alvos do cumprimento de mandados prisão e busca e apreensão, suspeitos do cometimento de atos de corrupção no âmbito da exploração de lítio e hidrogênio verde no país. Alegando que o cargo de Premiê não seria compatível com uma conduta sub suspeita, Costa optou por renunciar.


		Presidente de Portugal dissolve parlamento e convoca novas eleições
Valter Campanato/Agência Brasil


NOTÍCIAS RELACIONADAS:

A renúncia de Costa apenas será efetivada no próximo dia 29 de novembro, para que não haja prejuízos a votação e aprovação do Orçamento do Estado referente ao próximo ano. O novo pleito para composição da chamada Assembleia da República está previsto para ocorrer no próximo mês de março em 2024.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias