Home / Internacional

INTERNACIONAL

Presidentes da Venezuela e da Guiana se reunirão para discutir Essequibo

Encontro entre os presidentes terá mediação de lideranças regionais e observação de Lula

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Guiana, Irfaan Ali, têm marcado um encontro para a próxima quinta-feira, dia 14 de dezembro, em São Vicente e Granadinas. O objetivo é debater a disputa territorial sobre a região de Essequibo, reivindicada pela Venezuela desde 1841 e compreende cerca de 74% do território guianês.

A reunião acontecerá a pedido de líderes da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e terá a presença de observadores como o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, a Comunidade do Caribe (CARICOM) e um representante das Nações Unidas.

A anexação da região de Essequibo pela Venezuela, por meio de um projeto de lei aprovado na semana passada, gerou forte reação do governo guianês, que acionou o Conselho de Segurança da ONU e reforçou a proteção de sua fronteira. Os Estados Unidos também realizaram exercícios militares em parceria com a Força de Defesa da Guiana.

O encontro entre Maduro e Ali pretende reduzir as tensões e encontrar uma solução pacífica para a disputa, que já se arrasta há quase dois séculos e está atualmente sob análise da Corte Penal Internacional. Representantes dos dois países esperam que o diálogo possa abrir caminho para um desfecho negociado do litígio territorial.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias