Home / Internacional

INTERNACIONAL

Soldados russos usam pás do século XIX em combate, afirma inteligência britânica

A estratégia revela o desespero do governo russo em meio ao conflito com a Ucrânia e pode ter efeitos na condução da guerra.

Sem armas, soldados russos usam pás do século XIX para lutar. Sem armas, soldados russos usam pás do século XIX para lutar.

O relatório do Ministério da Defesa britânico apontou que a redução de armas e munições pode ser um dos motivos pelos quais os reservistas foram ordenados a lutar com pás. Ainda de acordo com o relatório, as forças russas apresentaram problemas de abastecimento e logística na região do conflito na Ucrânia.

Além disso, o uso de armamento de baixa tecnologia e pouco eficiente pode ser uma estratégia adotada pelo exército russo para reduzir o impacto das vitórias impostas pelos países ocidentais em retaliação à invasão da Crimeia em 2014.

A situação tem preocupado a comunidade internacional, que teme que a guerra na Ucrânia pode se intensificar ainda mais com uma recente escalada de estresse entre a Rússia e a Ucrânia. O conflito já durou mais de sete anos e já deixou mais de 13 mil mortos.

De acordo com o relatório do Ministério da Defesa do Reino Unido, o confronto onde os reservistas russos utilizaram as pás do século XIX ocorreu no final de fevereiro, mas não há informações precisas sobre a localidade exata na Ucrânia onde isso teria acontecido. O relatório apenas menciona que as tropas russas receberam ordens para atacar uma base forte de soldados ucranianos.

Os reservistas russos foram enviados para atacar uma base forte de soldados ucranianos no final de fevereiro de 2023, e teriam descrito que foram orientados a atacar com "armas de fogo e pás". Ainda segundo o relatório, as pás provavelmente foram usadas como ferramentas de combate corpo a corpo.

O Ministério da Defesa britânico, o uso contínuo de pás pelos reservistas russos na Ucrânia reflete uma "luta brutal e de baixa tecnologia" que tem sido característica da guerra. Isso pode ser interpretado como uma indicação de que a Rússia está enfrentando dificuldades para obter armas e munições suficientes para suas tropas no conflito com a Ucrânia.

Moscou não havia se posicionado sobre o claro uso de pás na luta a última atualização até esta notícia.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias