Home / Internacional

INTERNACIONAL

Ucrânia exige retirada de tropa russa de suas terras, para ocorrer negociações, diz Zelensky

Presidente da África do Sul pede desaceleração do conflito ucraniano, Em uma coletiva de imprensa realizada emas Zelensky mantém posição firme contra a Rússia.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky . O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky .

Em uma coletiva de imprensa realizada em Kiev, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reafirmou sua posição de que qualquer negociação de paz com a Rússia só poderá ocorrer após a retirada completa das tropas russas dos territórios ocupados. Zelensky destacou que permitiu alcançar este momento seria congelar a guerra e o sofrimento que o povo ucraniano enfrenta. Ele afirmou a necessidade de uma retirada real das tropas russas para alcançar uma paz duradoura.

No entanto, durante a coletiva, Zelensky parecia estar em desacordo com o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, que estava presente ao seu lado. Ramaphosa pediu uma redução no conflito e enfatizou a importância da desescalada por ambas as partes para que a paz pudesse ser alcançada.

Além do conflito, Zelensky e os líderes africanos discutiram o acordo de grãos do Mar Negro, que desempenham um papel crucial na segurança alimentar global. A Ucrânia é um dos principais exportadores de grãos do mundo e tem contribuído para a estabilidade dos preços no mercado de alimentos. O presidente ucraniano enfatizou a importância de garantir o abastecimento de alimentos de forma confiável e combater qualquer tentativa de chantagem por parte de estados como a Rússia, que poderia utilizar a ameaça da fome e a instabilidade social como ferramentas de pressão.

Em maio, o acordo de grãos do Mar Negro foi prorrogado por dois meses, graças a um acordo intermediado pela Turquia e pelas Nações Unidas. Zelensky destacou o compromisso em assegurar a estabilidade no mercado de alimentos e o direito de todos à alimentação, enquanto trabalha em parceria com países africanos para estabelecer centros de grãos na região.

A busca pela paz na Ucrânia e a garantia da segurança alimentar global continuam sendo questões de extrema importância para o presidente Zelensky e a comunidade internacional, mesmo diante dos desafios presentes no cenário geopolítico.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias