Home / Cotidiano

COTIDIANO

Corpo de Bombeiros diz que incêndio na Chapada dos Veadeiros diminuiu, neste sábado

Um incêndio de grandes proporções na Chapada dos Veadeiros fez com que o parque fechasse as portas para visitação. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o incêndio teve início na segunda-feira passada, (28) e logo se espalhou rapidamente pelo parque.

Até o momento o Corpo de Bombeiros informou que cerca de 30 militares foram designados para o combate no ápice das chamas na parte externa. Internamente brigadistas e voluntários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) trabalham para eliminar as chamas. 

Informações repassadas pela corporação diz que até o momento nenhuma residência de moradores no parque foi atingida pelas chamas, mas de acordo com as próprias pessoas que residem no local, quatro residências já foram atingidas pelo fogo, vale ressaltar que está não é uma informação oficial, e sim repassada por populares do local. As portas do parque foram fechadas para visitação com receio de que o incêndio chegue até às atrações turísticas para visitantes, colocando à vida das pessoas em risco. 

A equipe do DM Online entrou em contato com o Tenente Dias do Corpo de Bombeiros, ele faz parte da equipe que está no local no combate ao incêndio. Segundo ele neste sábado (3) às chamas na área exterior no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros encontram-se controladas "às chamas já diminuíram em relação aos dias anteriores, mas ainda existem equipes nos locais lutando contra os focos de incêndio", complementou o Tenente.

O Tenente Dias afirmou "a gente continua atuando na Apa (Área de Proteção Ambiental) de Pouso Alto, essa apa ela circunda o parque, como um todo, e a gente "tá" combatendo nessa região, próximo ao povoado de Capela, que fica bem próximo a cidade de Cavalcante, então é do lado oposto ao Alto Paraíso, a situação hoje comparada com a de ontem melhorou bastante"  

De acordo com as informações repassadas, atualmente há 26 bombeiros, em comparação a ontem, sexta-feira (2) os focos de incêndio já diminuíram bastante, dez viaturas da corporação estão empregadas no momento para o combate às chamas no local no combate direto. No interior do parque não se tem ainda muitas informações. A Assessoria de imprensa do local ao decorrer do dia soltará uma nota com todas as informações e perdas causadas pelo incêndio na Chapada dos Veadeiros. 

Em relação a informação repassada por moradores da região ao portal G1, sobre o incêndio de quatro casas, o Tenente informou que não se tem conhecimento de residências atingidas pelo fogo, a equipe do Corpo de Bombeiros não foi designada e nem recebeu chamados para combater incêndio em nenhuma residência próxima.

O trabalho das equipes se deu em relação a preservação das áreas rurais e residências, porém não houve danos e nenhuma delas nesse sentido, e nem se tem informações de vítimas no local até o momento. O fogo atingiu pontes de madeira na estrada que liga Colinas do Sul aos povoados da região, dificultando o acesso a essas áreas, afirmou ele. 

vid-20201003-wa0014

Mais vídeos:

  • COTIDIANO

    Homem é preso após amarrar e arrastar cachorro em asfalto

    Um inquérito policial foi aberto para investigar a responsabilidade da atitude do suspeito, bem como a possível responsabilidade do tutor do animal

    Publicado terça-feira, 26 de março de 2024 - 16:47

    / Atualizado terça-feira, 26 de março de 2024

  • COTIDIANO

    Vídeo: casal de advogados é agredido e ameaçado por ex-marido de cliente

    Momentos antes da agressão, o homem teria ameaçado os advogados por terem entrado com um processo de cobrança de pensão alimentícia atrasada de sua filha

    Publicado terça-feira, 26 de março de 2024 - 13:59

    / Atualizado terça-feira, 26 de março de 2024

  • COTIDIANO

    Crianças ficam feridas após pitbull invadir escola

    Segundo a Secretaria de Educação da cidade ninguém foi mordido pelo animal, e os ferimentos foram provocados pelas patas do cão

    Publicado terça-feira, 26 de março de 2024 - 09:57

    / Atualizado terça-feira, 26 de março de 2024

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias