Home / Cotidiano

COTIDIANO

Luzes misteriosas surgem no México durante terremoto

Luzes misteriosas foram vistas durante o terremoto que atingiu Acapulco, México, na última terça-feira, 7, o mesmo aconteceu em 2017. Conforme registros de moradores, as luzes são semelhantes às de uma aurora boreal, e despertou curiosidade.

De acordo com pesquisadores da Universidade de Rutgers, nos Estados Unidos, o fenômeno acontece em função de movimentos em camadas do solo, que geram cargas elétricas enormes quando os terremotos são próximos de falhas geológicas.

Segundo a Associação Sismológica dos Estados Unidos, as luzes são documentadas desde os anos 1600. Dentre vários acontecimentos, um casal viu raios de luz no céu dois dias antes do terremoto de 1906 em San Francisco. Enquanto que foi visto em 1998, um globo brilhante de luzes rosa e púrpura, 11 dias antes de um terremoto devastador no Canadá.

O engenheiro biomédico Troy Shinbrot apresentou respostas de que as luzes de terremoto podem aparecer antes ou durante os movimentos sísmicos. E para chegar a conclusão, elaborou um protótipo das tensões, forças e rupturas durante um terremoto.

Testes da Universidade de Rutgers também indicaram que as luzes provém do aumento de carga elétrica no solo quando surgem rachaduras na terra.

*Com informações da Terra

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias