Home / meio ambiente

MEIO AMBIENTE

Justiça paralisa obras da tirolesa do Pão de Açúcar

Segundo o MPF, a perfuração retirou quase 130 metros cúbicos de rochas dos morros do Pão de Açúcar e da Urca, entre setembro do ano passado e janeiro deste ano

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A justiça do Rio de Janeiro determinou a paralisação das obras da Tirolesa do Pão de Açúcar, monumento natural que é um dos cartões-postais da zona sul da capital fluminense. A decisão liminar atendeu a pedido do Ministério Público Federal (MPF) no estado, após uma série de críticas sobre o projeto. A decisão foi concedida na noite desta quinta-feira, 1, e divulgada nesta sexta-feira, 2, pelo MPF.

Em decisão, o juiz federal Paulo André Espirito Santo Bonfadini determinou que a empresa Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, conhecida como Bondinho do Pão de Açúcar, pare “de promover cortes ou perfurações em rocha ou executar qualquer intervenção nos morros do Pão de Açúcar, Urca e Babilônia que implique demolição ou construção de novos elementos”.

Segundo o MPF, a perfuração retirou quase 130 metros cúbicos de rochas dos morros do Pão de Açúcar e da Urca, entre setembro do ano passado e janeiro deste ano. A retirada teria ocorrido sem autorização e conhecimento do Iphan, porém o MPF afirma que o Iphan autorizou a continuidade da obra, se tornando “corresponsável pelos danos causados ao patrimônio paisagístico e geológico”. .

O Complexo do Pão de Açúcar, composto pelos Morros Pão de Açúcar, Urca, Babilônia e Cara de Cão, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). De acordo com o órgão, a ação visa “impedir a consumação de grave dano ambiental” a um dos “mais importantes bens do patrimônio cultural brasileiro e mundial”.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias