Home / Cotidiano

COTIDIANO

Afeganistão: Mulheres ignoram Talibã e voltam a protestar

Mulheres afegãs voltam a protestar após o Talibã proibir manifestações não autorizadas. Os movimentos aconteceram em várias cidades do país nesta quinta-feira, 9.

Os protestos com maio quantidade de pessoas ocorreram em frente à embaixada do Paquistão em Cabul, nas províncias de Parwan, e em Nimruz.

Segundo informações da Aamaj News, as mulheres afirmavam que o Paquistão era inimigo há muito tempo do Afeganistão, por apoiae os talibãs. A agência noticiou que o protesto terminou com violência, e várias mulheres presas.

O Ministério da Justiça estabeleceu em decreto na última quarta-feira, 8, que as manifestações devem ser solicitadas com um dia de antecedência, e os ativistas devem informar as intenções, detalhes dos protestos para aguardar liberação.

O pedido dos protestos foi respeito aos direitos humanos e liberdade de movimentação feminina, pois temem que sejam proibidas de estudar, trabalhar e até sair de casa sozinhas, como no primeiro governo Talibã (1996 a 2001).

Desde a tomada de poder, o Talibã já segregou as turmas na universidade por gênero, proibiu mulheres da prática esportiva. Além disso, elas só podem ter professoras mulheres ou homens idosos com boa conduta.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias