Home / Opinião Pública

OPINIÃO PÚBLICA

Trindade, a capital da fé dos goianos

Imagem ilustrativa da imagem Trindade, a capital da fé dos goianos

No último dia 31 de agosto (quarta-feira), a nossa Trindade, que conseguiu a sua autonomia com a Lei Estadual nº 662, de 16 de julho de 1920, completou 102 anos de emancipação política.

O aniversário da cidade não é comemorado na data da promulgação da lei, mas sim no dia de sua instalação formal, 31 de agosto de 1920, uma vez que o dia 16 de julho ficava próximo ao primeiro domingo de julho, data que que se celebra o grande dia da festa da Tradicional Romaria em Louvor ao Divino Pai Eterno. Os nossos legisladores da época preferiram não celebrar no mesmo mês duas festas, por isso escolheram a data de agosto.

No entanto, a história de nossa cidade não inicia nos dias 16 de julho ou 31 de agosto de 1920, pelo contrário, começa um século atrás. Antes da emancipação política, Trindade era o Arraial do Barro Preto da Santíssima Trindade de Goyaz e fazia parte do município de Campininhas das Flores (hoje bairro de Goiânia).

A primeira vez que o nome do povoado “Barro Preto” aparece nos registros oficiais é no livro de batizados da Paróquia de Campininhas em 1848. A menção é do batizado do neto de Constantino Xavier.

A menção é a seguinte: “No dia 15 de agosto de 1848 nesta Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Campinas baptizei solemnemente Sabino filho legitimo de Jozé Constantino Xavier e de Maria Jozé, nascido aos dias 11 de julho de 1848 moradores no barropreto”.

A partir de 1848, aparece frequentemente o nome de “Barro Preto” nos livros de batizados, de casamentos e de óbitos da Matriz de Campininhas. Não há dúvidas para os historiadores que pesquisam Trindade e a devoção do Divino Pai Eterno de que a cidade e o povoado do Barro Preto da Santíssima Trindade de Goyaz surgem em torno de uma capelinha dedicada ao Divino Padre Eterno. A primeira vez que foi mencionada a capela de Barro Preto ocorreu em 1854, como Santíssima Trindade.

As terras que anos mais tarde formarão o povoado e a cidade de Trindade foram doadas, segundo relato de 1898, do sacristão Manuel Pio, por Constantino Xavier Maria, Valentim Romão e Luiz de Souza, que ia “da Cruz das Almas até o Fazendinha”.

O maior historiador e estudioso da história de Trindade, o professor Bento Fleury, informa que o patrimônio do Divino Padre Eterno “pegava do morro da cruz das almas, onde é a Basílica. E formava uma pirâmide e fechava mais ou menos onde é o museu, e até o córrego fazendinha”.

Como já mencionado, o povoado formou-se em torno da capela dedicada ao Divino Padre Eterno nos terrenos do patrimônio. A primeira capela, segundo Manuel Pio, era “uma cazinha coberta de burity”, e para Licardino de Oliveira Ney, essa capelinha foi construída por Constantino Xavier Maria por volta de 1843. A segunda capela, ainda conforme o sacristão Manuel Pio, era “coberta de telhas também foi construída por Constantino Xavier” e, conforme Manual da Santíssima Trindade, escrito pelos Missionários Redentoristas em 1905, foi construída em 1866. Essa informação do Manual da Santíssima Trindade contradiz a informação do sacristão Manuel Pio, já que Constantino Xavier faleceu em 1854.

Ainda conforme Manuel Pio, a terceira capela foi construída nos lugares das anteriores, em 1876, “no tempo em que era tezoureiro Antonio Joaquim dos Santos que mandou e ajudou construir”. Essa obra foi continuada por Elias Pereira de Araújo, que “contratou com João Pimenta Abreu e Felicio Pires Martins para construir a capella-mor, o trono, arco e couro da Igreja” e acrescenta que ele (Manuel Pio) “pintou o teto, dourou algumas cimalhas e encarnou as imagens”.

Já o Manual da Santíssima Trindade de 1905 complementa sobre a terceira Igreja: “a obra foi concluída em 1878, sendo tesoureiro Elias Pereira de Araújo, mestre de obra João Pimenta de Abreu. Antônio Eusébio Martins de Moura levantou as torres, Miguel Manso construiu os altares laterais e Manuel Pio pintou o teto”.

Os Missionários Redentoristas chegaram em Goiás em 1894, vindos da Alemanha para cuidarem da devoção e do Santuário do Divino Padre Eterno. Nos primeiros anos da atuação dos religiosos, houve atrito entre eles e o bispo de Goiás, Dom Eduardo Duarte e Silva, com as lideranças políticas de Barro Preto e a Irmandade que cuidavam do Santuário do Divino Padre Eterno.

Os impasses foram superados em 1903, depois da Igreja do Divino Padre Eterno ficar interdita por três anos pelo bispo Dom Eduardo. O interdito foi derrubado depois da atuação direta do superior da missão dos Redentoristas no Brasil, Padre Gebardo Wiggermann.

Os redentoristas fizeram, em 1904, uma reforma completa da Igreja construída em 1878. Os religiosos, encabeçados pelo Padre Antão Jorge Heckembleiner, iniciaram, em agosto de 1911, a construção da quarta Igreja, o atual Santuário Matriz do Divino Pai Eterno, também conhecida como a Igreja Velha de Trindade.

A obra da nova Igreja, segundo alguns pesquisadores, reaproveitou partes da antiga, como o altar-mor. Acredita-se que o fundo da atual Matriz era a frente da Igreja de 1878, pois ele é muito idêntico às fachadas das Igrejas dessa época.

A nova Igreja foi construída em regime de mutirão e o seu estilo arquitetônico é o colonial e foi inaugurada no dia 08 de setembro de 1912. A construção da nova Igreja serviu como fator de impulsionamento para as lideranças políticas do arraial da Santíssima Trindade do Barro Preto de Goyaz na busca da emancipação do povoado, já que os moradores de Barro Preto e de Campininhas possuíam uma certa rivalidade.

As lideranças políticas conseguiram o objetivo oito anos depois, com a promulgação da Lei nº 662, de 16 de julho de 1920, dia bastante comemorado na nova cidade. O historiador professor Bento Fleury afirma que essa luta para conquistar a emancipação política de Trindade foi encabeçada pelos coronéis Anacleto Gonçalves de Almeida, Carlos Baptista, Antônio Francisco Ottoni e Gabriel Alves de Carvalho.

Segundo o professor Bento Fleury, no dia 16 de julho de 1920, aconteceu uma grande comemoração na fazenda do coronel Anacleto Gonçalves de Almeida, na região do Arrozal (onde hoje é atual região leste de Trindade), com a presença inclusive do senador Antônio Ramos Caiado, o Totó Caiado, vindo da então capital do estado, a Cidade de Goiás.

A cidade de Trindade, ao longo de todo o seu processo de formação, passou por vários nomes diferentes nos documentos existentes: como “barropreto”, “São Francisco do barropreto”, “bairro da Santíssima Trindade”, “Capella da Santíssima Trindade”, e “Arrayal da Santíssima Trindade”.

Paulatinamente, o nome “Barro Preto”, hoje apenas o nome do córrego e do arraial, foi substituído por “Trindade”. Em 1927, com a criação da “comarca de Divinópolis” pela Lei nº 825 de 20 de junho deste ano, tentaram mudar o nome de Trindade para “Divinópolis”, a cidade do Divino.


		Trindade, a capital da fé dos goianos
Paulo Afonso Tavares, Professor, jornalista e historiador. Cursa doutorado em História na Universidade Federal de Goiás (UFG). Reprodução

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias