Home / Opinião

OPINIÃO

Lula, Nobel da Paz

O no­me do ex-pre­si­den­te Lu­la es­tá sen­do co­ta­do pa­ra re­ce­ber o Prê­mio No­bel da Paz. O ga­lar­dão é en­tre­gue no dia dez de de­zem­bro, que é o Dia In­ter­na­ci­o­nal dos Di­rei­tos Hu­ma­nos. A can­di­da­tu­ra de Lu­la foi pro­pos­ta pe­lo ar­gen­ti­no Adol­fo Pé­rez Es­qui­vel, ga­nha­dor do prê­mio em 1980. Vem re­ce­ben­do apoio de fi­gu­ras do ce­ná­rio in­ter­na­ci­o­nal. O pri­mei­ro bra­si­lei­ro co­gi­ta­do pa­ra a pre­mia­ção foi o Ar­ce­bis­po Dom Hél­der Câ­ma­ra. A di­ta­du­ra bra­si­lei­ra es­ta­va, nes­sa épo­ca, em ple­na vi­gên­cia. Só a His­tó­ria di­rá por­que Dom Hél­der não foi in­di­ca­do. Ago­ra Lu­la é o se­gun­do bra­si­lei­ro a ter o no­me co­lo­ca­do em pau­ta. Mes­mo que Lu­la não se­ja con­tem­pla­do com o prê­mio, a sim­ples lem­bran­ça do seu no­me é uma gló­ria in­sig­ne. É pro­vi­den­ci­al que a ou­tor­ga do prê­mio ocor­ra de­pois das elei­ções pre­si­den­ci­ais em nos­so pa­ís. O prê­mio fi­ca a sal­vo dos em­ba­tes par­ti­dá­rios.

(Jo­ão B. Herke­nhoff, via e-mail)


30 anos

"A Na­ção quer mu­dar. A Na­ção de­ve mu­dar. A Na­ção vai mu­dar. A Cons­ti­tu­i­ção pre­ten­de ser a voz, a le­tra, a von­ta­de po­lí­ti­ca da so­ci­e­da­de ru­mo à mu­dan­ça." Com es­sas pa­la­vras, Ulysses Gui­ma­rã­es fe­cha­va o dis­cur­so no qual, a 05 de ou­tu­bro de 1988, anun­ci­a­va a no­va Lei Mag­na. Após pra­ti­ca­men­te 30 anos de vi­gên­cia, ela foi as­se­di­a­da por uma PEC a ca­da 3 di­as, em mé­dia.  Uma das mais em­ble­má­ti­cas foi a se­gun­da a ser ho­mo­lo­ga­da e que per­mi­tia a re­e­lei­ção de pre­si­den­te, go­ver­na­do­res e pre­fei­tos, apro­va­da em se­gun­do tur­no no Se­na­do Fe­de­ral em 1997, on­ze anos após a pro­mul­ga­ção, apa­ren­te­men­te mon­ta­da pa­ra per­mi­tir a re­e­lei­ção pre­si­den­ci­al de Fer­nan­do Hen­ri­que Car­do­so. Pai­ra no ar en­tão, até ho­je, a des­con­for­tá­vel sen­sa­ção que o do­cu­men­to mais im­por­tan­te do Pa­ís, ao ser al­te­ra­do após pe­rí­o­do de tem­po tão cur­to em dis­po­si­ti­vo fun­da­men­tal, co­mo o da es­co­lha de car­gos exe­cu­ti­vos, po­de ser usa­do tam­bém pa­ra abrir ca­mi­nho a pro­je­tos de po­der de po­lí­ti­cos, ca­rac­te­rís­ti­ca cer­ta­men­te não ima­gi­na­da pe­lo Dou­tor Ulysses.

(Pau­lo R. Go­taç, via e-mail)


Escolha dos nossos representantes

Tem coi­sas em nos­sas vi­das que po­de­mos le­var na brin­ca­dei­ra, ou­tras de­ve­mos tra­tá-las com mui­ta  se­ri­e­da­de. Den­tre as inú­me­ras que de­ve­mos le­var a sé­rio es­tá a es­co­lha  de nos­sos re­pre­sen­tan­tes po­lí­ti­cos. Os es­co­lhi­dos vão  li­dar com a “coi­sa pú­bli­ca”, ou se­ja, a “coi­sa nos­sa”.  No Bra­sil, on­de Gra­ças a Deus so­bra de­mo­cra­cia, de uns quin­ze anos pa­ra cá, não ti­ve­mos sor­te.  Nos­sas es­co­lhas   em elei­ções ge­ra­is, fo­ram pés­si­mas.  Es­cas­sez de gen­te hon­ra­da. Exe­cu­ti­vo e Le­gis­la­ti­vo,  ocu­pa­dos  por maus po­lí­ti­cos. Re­pre­sen­tan­tes que não pen­sa­ram no bem- es­tar  da po­pu­la­ção. Jo­ga­ram o nos­so pa­ís no fun­do do po­ço. Ago­ra em ou­tu­bro va­mos es­co­lher o pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca e vi­ce; go­ver­na­do­res de Es­ta­do e vi­ce; se­na­do­res, de­pu­ta­dos fe­de­ra­is e es­ta­du­ais. Te­mos mui­to joio e pou­co tri­go.  É ne­ces­sá­rio que es­te­ja­mos aten­tos pa­ra não ca­ir na ar­ma­di­lha dos pre­da­do­res da na­ção. As ra­ta­za­nas que ain­da go­zam de li­ber­da­de, re­ce­bem ori­en­ta­ção do ra­tão que já  caiu na ra­to­ei­ra e es­tão aí ten­ta­dos  re­tor­nar. Cui­da­do, são  bons de dis­cur­so e pre­gam que quem ar­ras­ou com o nos­so pa­ís, fo­ram os ou­tros e não eles. Fal­ta de ver­go­nha na ca­ra. Não cai­a­mos na lá­bia des­ses su­ga­do­res da pá­tria.  Por amor ao Bra­sil, re­cha­ce­mos os   ca­na­lhas.

(Je­o­vah Ba­tis­ta, via e-mail)


O perigo brasileiro

O pe­ri­go bra­si­lei­ro vem a ca­va­lo nos can­di­da­tos com re­ais pos­si­bi­li­da­de de ven­cer a elei­ção, ex­ce­ção fei­tas aos can­di­da­tos Ja­ir Bol­so­na­ro e Ál­va­ro Di­as. O pri­mei­ro com re­ais pos­si­bi­li­da­des de vi­tó­ria e de tra­zer a paz, o pro­gres­so, o res­pei­to às fa­mí­lias, as re­li­gi­ões, à pá­tria, a or­dem e o pro­gres­so e aci­ma de tu­do com a es­pe­ran­ça de vol­ta ao Bra­sil. To­dos os bra­si­lei­ros que que­rem um Bra­sil me­lhor, di­fe­ren­te o da Ve­ne­zu­e­la, só tem es­se ca­mi­nho mos­tran­do o Bol­so­na­ro que, po­de até não ser tu­do aqui­lo que de­se­jam os bra­si­lei­ros, mas ine­ga­vel­men­te é me­lhor e a úl­ti­ma es­pe­ran­ça de di­as me­mo­rá­veis que res­tam aos bra­si­lei­ros. Não te­mos ou­tra op­ção nes­ta elei­ção de 2018.

(Be­no­ne A. de Pai­va, via e-mail)


Alckmin já Elvis!

O can­di­da­to Alckmin não de­co­la nem com aque­la pro­pa­gan­da de­mo­ni­za­do­ra con­tra o can­di­da­to Ja­ir Bol­so­na­ro e que pa­ra um ve­lho po­lí­ti­co de guer­ra ele ain­da não en­ten­deu. Uma que o Bra­sil não é quin­tal de SP. Mas SP é o co­ra­ção que en­via si­nais pa­ra to­do o pa­ís. Não en­ten­deu nem quan­do a ci­da­de de São Pau­lo le­vou mais de 2 mi­lhões às ru­as con­tra o PT e a rou­ba­lhei­ra es­can­ca­ra­da pe­la La­va Ja­to. Alckmin se ma­ni­fes­tou “con­tra o im­pe­achment” da ge­ren­to­na Dil­ma que es­fa­ce­lou nos­sa eco­no­mia. Ou­tro pon­to fo­ra.  Co­me­çou sua cam­pa­nha com um dis­cur­so ve­lho, que sua in­tu­i­ção de ve­lho po­lí­ti­co não en­ten­deu. O Bra­sil mu­dou e pe­de o no­vo. Er­rou no marke­ting e a vi­são do no­vo Bra­sil que que­re­mos ho­je. Alckmin po­de jo­gar as men­ti­ras que qui­ser em sua pro­pa­gan­da elei­to­ral, por­que ago­ra já El­vis. Só vai per­der vo­tos.

(Be­a­triz Cam­pos, via e-mail)


Lucidez

Tu­do pa­re­ce in­di­car que a lu­ci­dez do ge­ne­ral da re­ser­va Ha­mil­ton Mou­rão, can­di­da­to a vi­ce-pre­si­den­te na cha­pa de Ja­ir Bol­so­na­ro, quan­do ma­ni­fes­ta seus pon­tos de vis­ta, in­co­mo­da vá­rios seg­men­tos da so­ci­e­da­de. Já o ta­xa­ram de an­ti­de­mo­crá­ti­co, ao que re­pli­cou que, se o fos­se, não es­ta­ria par­ti­ci­pan­do de uma elei­ção e sim, a pos­tos, com a ar­ma pron­ta. Di­fí­cil de­pa­rar-se com res­pos­ta mais con­sis­ten­te di­an­te de in­si­nua­ção tão ma­li­ci­o­sa. Ao opi­nar que a cons­ti­tu­i­ção atu­al pre­ci­sa ser tro­ca­da - cons­ta­ta­ção evi­den­te di­an­te da sua ina­de­qua­bi­li­da­de pa­ra li­dar com ques­tões na­ci­o­nais ur­gen­tes - foi cri­ti­ca­do por um dos pos­tu­lan­tes à pre­si­dên­cia e por vá­rios "es­pe­cia­lis­tas". Co­mo se tra­ta so­men­te de uma pers­pec­ti­va par­ti­cu­lar e não de uma das ab­sur­das pro­pos­tas com as qua­is a po­pu­la­ção é di­a­ria­men­te bom­bar­de­a­da nas  cam­pa­nhas em cur­so, fi­ca-se a re­fle­tir so­bre a ra­zão de tais re­a­ções. Se­rá que o fa­to de o, an­tes de tu­do, ci­da­dão Mou­rão es­tar en­vol­vi­do na po­lí­ti­ca, com for­ma­ção mi­li­tar, é pa­ra eles um ele­men­to per­tur­ba­dor? Aguar­dam-se jus­ti­fi­ca­ti­vas que, es­pe­ra-se, se­jam tão ra­zo­á­veis quan­to às co­lo­ca­ções do ge­ne­ral.

(Pau­lo Ro­ber­to Go­taç, via e-mail)


Violência gera violência

Dis­cor­do do ar­ti­go de Flá­vio Ta­va­res, vi­o­lên­cia ge­ra vi­o­lên­cia: no Bra­sil vi­o­lên­cia ge­ra im­pu­ni­da­de; há 60 mil as­sas­si­na­tos por ano, re­cor­de  mun­di­al com­pa­ran­do com o nú­me­ro de ha­bi­tan­tes e que não es­ta­mos em guer­ra. Co­mo diz o di­ta­do: ban­di­do bom é ban­di­do mor­to.

(Má­ro A. Den­te, via e-mail)


Cavalo e ginete de Mourão

O ge­ne­ral Mou­rão, vi­ce de Bol­so­na­ro, co­mo pu­bli­ca o Es­ta­dão, dis­se que “O Bra­sil é um ca­va­lo que pre­ci­sa de um gi­ne­te com mãos de se­da”.  Sig­ni­fi­ca­dos de “Gi­ne­te” po­de ser um “ca­va­lei­ro ar­ma­do de lan­ça e ada­ga”, ou se­ja, com a ca­ra do be­li­co­so Bol­so­na­ro.  Ou, “ca­va­lo de boa ra­ça, li­gei­ro, dó­cil, bem ades­tra­do, cor­cel”. Ou se­ja, es­se se­gun­do sig­ni­fi­ca­do não tem na­da a ver com o lí­der nas pes­qui­sas... Que me per­do­em os bol­so­na­ris­tas...  E tam­pou­co com se­gun­do co­lo­ca­do Fer­nan­do Had­dad, por­que sen­do do PT, e idó­la­tra de seu cri­a­dor o pre­si­di­á­rio Lu­la, re­pre­sen­ta o que há de pi­or na po­lí­ti­ca des­te Pa­ís.  Po­rém, o ge­ne­ral tem ra­zão, pe­lo se­gun­do sig­ni­fi­ca­do de “gi­ne­te”, que o Bra­sil, pre­ci­sa de um pre­si­den­te ex­pe­ri­en­te co­mo ad­mi­nis­tra­dor pú­bli­co, ou se­ja, de “boa ra­ça” ou res­pon­sá­vel com os re­cur­sos dos con­tri­buin­tes! “Li­gei­ro” pa­ra re­cu­pe­rar e fa­zer cres­cer a nos­sa eco­no­mia, os in­ves­ti­men­tos, os em­pre­gos per­di­dos, e mai­or dis­tri­bui­ção de ren­da.  E “dó­cil, e bem ades­tra­do”, já que, de­ve sa­ber ou­vir, e di­a­lo­gar pa­ra an­ga­ri­ar apoio do Con­gres­so, pa­ra que se­jam apro­va­das ce­le­re­men­te as ina­diá­veis re­for­mas co­mo da Pre­vi­dên­cia, po­lí­ti­ca, tri­bu­tá­ria, etc. Nes­te ca­so, a de­ci­são es­tá ex­clu­si­va­men­te nas mãos do elei­tor...  Ju­i­zo!

(Pau­lo Pa­nos­si­an, via e-mail)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias