Home / Política

POLÍTICA

“A primeira satisfação é de estar cuidando das pessoas, do social”

Helton Lenine e Alex Pereira

Há seis meses no comando da administração de Goiânia, após assumir o cargo de prefeito com a morte do titular, Maguito Vilela (vítima de complicações da Covid-19), Rogério Oliveira da Cruz, 51 anos, afirma que, nos seis primeiros meses de gestão, priorizou as ações voltadas para a inclusão social, em tempo de pandemia. “A primeira satisfação é de estar cuidando das pessoas, do social”.

Em entrevista exclusiva ao DM Online, via videoconferência (com transmissões pelo Yotube e Facebook), o prefeito de Goiânia anunciou os próximos passos de sua administração, com obras de infraestrutura que melhoram a circulação das pessoas, além de incentivos à cultura.

Rogério Cruz é radialista, pastor licenciado da igreja Universal do Reino de Deus e filiado ao Republicanos. Nas horas vagas, o prefeito gosta de tocar violão e piano, além de cantar música gospel. “Quando você pega todas as áreas da cultura de nossa cidade e trás pra perto de você, seja o tocador de violão, trompete, flauta ou saxofone que está lá no sinaleiro, buscando um apoio ou reconhecimento, você promove a cultura”.

O prefeito ressalta a importância da boa relação com a Câmara Municipal de Goiânia: “Eu fui vereador por dois mandatos e pra mim não é difícil dialogar com os vereadores. Agora, felizmente, nós temos uma gestão que trabalha de mãos dadas com todos. É com o servidor, com o vereador que é o representante do povo”.

Rogério Cruz admite aliança do Republicanos com o DEM em 2022 para apoio ao projeto de reeleição do governador Ronaldo Caiado. “Vejo grande possibilidade (aliança), uma vez que já houve uma conversa do governador Ronaldo Caiado com nosso presidente nacional, Marcos Pereira, em Brasília. Já houve várias conversas entre nós, politicamente falando, sempre tocamos nesse assunto”.

O prefeito diz destaca o trabalho em Goiânia no combate à Covid-19 e as ações para enfrentar as consequências econômicas e sociais da pandemia. “Desde que assumimos a prefeitura e recebemos o nosso secretário de saúde, Dr. Durval Pedroso, que por sinal tem feito um trabalho maravilhoso junto a toda a equipe da Secretaria de Saúde, a única coisa que falei pra ele foi “Olha, nao deixe faltar nada e dê a máxima atenção a nossa cidade no que diz respeito ao combate a pandemia causada pela Covid-19”.

Na entrevista, Rogério Cruz aponta os programas sociais de sua administração voltados para a população mais vulnerável de Goiânia: “Temos nos envolvido muito com o social, que foi o Renda Família, IPT Social. Agora, alguns dias atrás tivemos também com o ISTI, os descontos para as pessoas com pagamentos à vista com suas dívidas com a prefeitura, tudo isso envolve o social”.

Íntegra da entrevista

DM - O senhor foi pego de surpresa com a morte do titular Maguito Vilela, já se passaram 6 meses de administração, fala pra gente um resumo dos desafios desse período e a satisfação de estar à frente da prefeitura de Goiânia.

Rogério Cruz - A primeira satisfação é de estar cuidando de pessoas, essa é a primeira satisfação. Porquê o nosso trabalho desde o início em que assumimos a prefeitura, nós temos trabalhado com pessoas. Temos nos envolvido muito com o social, que foi o Renda Família, IPT Social. Agora, alguns dias atrás tivemos também com o ISTI, os descontos para as pessoas com pagamentos à vista com suas dívidas com a prefeitura, tudo isso envolve o social. Por enquanto nós temos mostrado um grande trabalho com o cidadão e é óbvio que, mais pra frente e muito em breve, nós também estaremos trabalhando também pela cidade. Já estamos dando continuidade às obras deixadas pela gestão passada, já temos algumas entregas para serem feitas agora no mês de agosto e setembro. Então temos a certeza que esse trabalho será desenvolvido com a cidade agora, no decorrer deste segundo semestre, através da SEINFRA, educação, tecnologia, educação. Vamos agora implementar o trabalho de nossa gestão, dando sequência no nosso plano de governo.

DM - Um dos grandes desafios que todos os gestores estão enfrentando em todo mundo é a luta contra a pandemia, causada pela Covid-19. Qual sua avaliação sobre esse enfrentamento em Goiânia?

Rogério Cruz - Desde que assumimos a prefeitura e recebemos o nosso secretário de saúde, Dr. Durval Pedroso, que por sinal tem feito um trabalho maravilhoso junto a toda a equipe da Secretaria de Saúde, a única coisa que falei pra ele foi “Olha, nao deixe faltar nada e dê a máxima atenção a nossa cidade no que diz respeito ao combate a pandemia causada pela Covid-19”. Tanto que, dos leitos que assumimos desde o início do ano pra cá, que eram 136, hoje temos mais de 500 leitos e estamos mantendo todos eles, tanto de UTI como de enfermaria, não devolvemos nenhum leito. Às vezes acontece de termos a oscilação de percentual de uso de leitos, um pouco mais para cima ou para baixo, mas é em razão de que alguns desses leitos, de clínicas e alguns hospitais que assumimos por meio de convênios, pelo SUS ou pelo município, ficam bloqueados. Não significa que devolvemos, eles ficam bloqueados e caso essas instituições precisem dos leitos eles podem usar, mas continuam a disposição do município e não devolvemos nenhum deles.

DM - Prefeito, há uma expectativa muito grande da população em relação a obras como da Av.136, Norte-Sul e a conclusão da Leste-Oeste, o que o senhor tem a dizer sobre essas obras?

Rogério Cruz - A Leste-Oeste tivemos uma grande dificuldade, porque às vezes, as pessoas tem que entender que temos o recurso, não é falta de cronograma, programação, mas sim questões jurídicas. Na Leste-Oeste, tivemos que trabalhar para desabrigar pessoas que estavam na região. Às vezes temos o acesso para desabrigá-las e retirá-las, mas elas entram com defesa na justiça e temos que esperar esse trâmite da nossa justiça. Então, não podemos fazer nada enquanto a justiça não dá sua batida final sobre a questão, e isso consome um tempo muito grande de espera. Mas estamos dando sequência a todos os trâmites desses processos e as obras avançam de acordo com essas liberações judiciais.

Sobre a Marginal Botafogo, a parte inferior do viaduto da Jamel Cecílio, está em andamento, essa obra não parou. O tempo que as obras ficam paradas, é bom lembrar isso, foram por causa da falta de insumos devido a pandemia e isso aconteceu com o poder público, iniciativa privada, construtoras em todo mundo, não só em Goiânia. Agora estamos conseguindo os insumos e estamos retomando essas obras e em breve estaremos entregando a parte inferior do viaduto da Jamel Cecílio. Sobre a questão do asfalto, em poucos dias estaremos entregando a duplicação da Avenida Engler, que ficou muito bonita, espaçosa e será bem arborizada. Enfim, todas as obras que temos da gestão passada estão em andamento, além outras que virão de nossa gestão, como a questão de algumas pontes. Nós temos um projeto aprovado pelo MDR e são 63 pontes de interligação de bairros e já temos 24 aprovadas. Você sabe que Goiânia tem muitos córregos e acontece muitas vezes do cidadão está passando em uma via e quando chega a 300 metros de onde ele mora, precisa dar uma volta de 3 km para chegar em sua casa, só por causa de um córrego. Então já temos esse projeto em mãos, autorizados pelo MDR, em breve estaremos iniciando as obras dessas pequenas pontes que causaram grandes impactos positivos em nossa cidade.

DM - Como o senhor avalia essa questão da criação da Taxa do Lixo na cidade de Goiânia?

Rogério Cruz - Não é intenção minha colocar mais carga sobre os ombros do cidadão, mas é uma lei federal que temos que cumprir. Apesar de que pode recorrer, a própria prefeitura não pode, mas a OAB pode, já tive uma conversa com o presidente Dr. Lúcio Flávio sobre essa questão e solicitei isso pra ele, onde podemos recorrer ao STF via OAB nacional. Então estamos trabalhando em cima disso. Mas eu repito, é uma lei federal e se tivermos que cobrar, já montamos um grupo para fazer um estudo sobre isso, vamos cobrar o menor preço possível, para que as pessoas possam ter a condição de pagar e ter um bom serviço prestado pelo município.

DM - Logo que tomou posse, o senhor iniciou um diálogo com os vereadores na Câmara de Goiânia e já construiu, até de forma surpreendente, uma maioria em um curto espaço de tempo. Como está a relação da prefeitura com a câmara municipal?

Rogério Cruz - Eu fui vereador por dois mandatos e pra mim não é difícil dialogar com os vereadores. Agora, felizmente, nós temos uma gestão que trabalha de mãos dadas com todos. É com o servidor, com o vereador que é o representante do povo. Como que eu, como gestor da cidade, não irei dar ouvidos ao vereador? Isso é muito importante. Por isso que o relacionamento entre nós, executivo e legislativo, está funcionando muito bem. Eu não quero dizer aqui quem é base, quem é oposição, não quero me referir a isso. Quero dizer que o relacionamento entre nós tem sido muito positivo desde que assumimos. É claro, um ou outro aparece colocando algumas questões para serem solucionadas ou cobrando, que é um dever do legislativo, trabalhar cobrando do executivo, para que nós estejamos atentos onde estamos errando e estamos acertando, isso é importante. Agora, é importante também termos esse sinal de ajuda dos vereadores que são os representantes da população. Então esse alinhamento com eles tem sido muito positivo, temos um presidente da casa, Romário Policarpo, muito assíduo aqui conosco. Temos vereadores que tem sempre trabalhado pela população. Trago aqui demandas da população através dos vereadores e isso faz com que haja uma aliança e um elo perfeito para que possamos andar de mãos dadas, todos juntos trabalhando pela cidade.

DM - Um dos setores mais afetados pela pandemia foi o da cultura. Na última semana a prefeitura, através da Secult Goiânia, lançou um novo edital da Lei Municipal de Incentivo à Cultura no valor de R$ 4,4 milhões. Qual a importância deste edital para os profissionais da cultura.

Rogério Cruz - A importância de dar valor às pessoas é muito grande. Como falei no início, cuidar de pessoas é uma prioridade de nossa gestão. Quando você pega todas as áreas da cultura de nossa cidade e trás pra perto de você, seja o tocador de violão, trompete, flauta ou saxofone que está lá no sinaleiro, buscando um apoio ou reconhecimento, você promove a cultura. Seja o artista do palco, banda, dos bares e tem talento, já falei para o secretário Zander, ele tem que ser assistido pelo poder público, pois todos buscam pelo seu interesse aquilo que ele gosta.Ninguém é artista por acaso. Eu por exemplo, eu gosto, nas horas vagas, tocar um violão, um piano, se tiver eu gosto. É algo que satisfaz a sua alma, a sua mente. A mesma coisa é o ator que está no palco, onde ele manifesta dentro dele um personagem, é o momento dele, especial pra ele. E isso acontece em todas as áreas da cultura. Em Goiânia nós temos uma cena muito rica em várias linguagens da cultura. Então essa Lei de Incentivo ela veio no momento exato para o setor cultural, pois reconhecemos que foi uma das áreas mais afetadas, com suas atividades paralisadas desde o início da pandemia. Eu sei que R$ 4.4 milhões não dá pra atender todo mundo. Mas dentro das nossas possibilidades, o mínimo que estamos fazendo agora para a cultura, eu acredito que vai ajudar muitas pessoas.

DM - Como estão as parcerias e o relacionamento da prefeitura com o estado e o governador Ronaldo Caiado?

Rogério Cruz - A parceria com o governador Ronaldo Caiado tem sido muito positiva desde o início. Fizemos vários decretos para o conter o avanço da Covid-19 em conjunto e conseguimos reunir os prefeitos da região metropolitana para decidirmos juntos essas questões. Então essa parceria começou positiva desde o início e continua muito boa até hoje. Ele tem contado com o apoio do município de projetos que o governo estadual tem dentro de Goiânia e eu também tenho contado com esse apoio por parte dele. Estamos juntos agora analisando juntos a questão do transporte público de dentro de Goiânia para a Região Metropolitana, que é algo que venho batalhando desde o início de nossa gestão. Aliás, no dia da posse, que foi virtual, já tínhamos assumido esse compromisso com população de Goiânia, já tivemos várias reuniões e agora o governador Ronaldo Caiado entrou e estamos juntos para que o nosso transporte público tenha uma nova modelagem para Goiânia e Região Metropolitana.

DM - Qual a visão do senhor sobre uma possível aliança do Republicanos com o DEM em apoio a reeleição do governador Ronaldo Caiado, para o pleito de 2022?

Rogério Cruz - Vejo grande possibilidade (aliança), uma vez que já houve uma conversa do governador Ronaldo Caiado com nosso presidente nacional, Marcos Pereira, em Brasília. Já houve várias conversas entre nós, politicamente falando, sempre tocamos nesse assunto. Acho que há uma grande probabilidade de estarmos sempre conversando e estarmos juntos com ele em 2022.

JANELAS

“Já estamos dando continuidade às obras deixadas pela gestão passada, já temos algumas entregas para serem feitas agora no mês de agosto e setembro. Então temos a certeza que esse trabalho será desenvolvido com a cidade agora, no decorrer deste segundo semestre, através da SEINFRA, educação, tecnologia, educação”

“Em Goiânia nós temos uma cena muito rica em várias linguagens da cultura. Então essa Lei de Incentivo ela veio no momento exato para o setor cultural, pois reconhecemos que foi uma das áreas mais afetadas, com suas atividades paralisadas desde o início da pandemia”

“A parceria Estado/Prefeitura começou positiva desde o início e continua muito boa até hoje. O governador tem contado com o apoio do município de projetos que o governo estadual tem dentro de Goiânia e eu também tenho contado com esse apoio por parte dele”

“Vejo grande possibilidade (aliança), uma vez que já houve uma conversa do governador Ronaldo Caiado com nosso presidente nacional, Marcos Pereira, em Brasília. Já houve várias conversas entre nós, politicamente falando, sempre tocamos nesse assunto”

PERFIL

Rogério Oliveira Cruz

  • Nasceu em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Casou-se com Thelma Cruz. Tem 51 anos
  • Filiado ao partido Republicanos
  • Radialista, formado em Gestão Pública, é administrador
  • Trabalhou durante anos com o Grupo Record, da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), da qual é membro e pastor
  • Tem experiências em rádio e TV pelo continente africano, onde foi responsável pela implementação da Record Internacional em Moçambique e Angola. Exerceu a função de diretor executivo por 16 anos
  • Em 2010, Cruz mudou-se para Goiânia, onde desenvolveu carreira religiosa e política
  • Foi vereador em Goiânia por 2 mandatos consecutivos: de 2013 à 2016, sendo o 3° mais votado com 7.774 e 2017 a 2020, sendo o 4.° mais votado com 8312 votos
  • Eleito vice-prefeito de Goiânia no pleito de 2020 ao lado de Maguito Vilela (MDB).Maguito, no entanto, contraiu Covid-19 e morreu no dia 13 de janeiro de 2021.
  • Assumiu a prefeitura de Goiânia em 1º de janeiro de 2021e é primeiro gestor autodeclarado negro da história da cidade

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias