No quarto encontro de prefeitos em apoio à reeleição do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), 28 gestores do Vale do Araguaia e do Vale do São Patrício se reuniram nesta quarta-feira (20/07), na sede do União Brasil, em Goiânia. Os prefeitos agradeceram a atual gestão pelo esforço em recuperar as contas do Estado e, assim, levar dignidade para a população, por meio de programas sociais, obras e do enfrentamento à pandemia de Covid-19.
“Tivemos o azar em começar o mandato com uma pandemia e a sorte por ter um govenador médico que zelou da nossa população e de nós, prefeitos, também”, falou o prefeito de Faina, Paulo Roberto Vieira (PDT), que garantiu não só o apoio como também muito trabalho para trazer a reeleição de Caiado no 1º turno. “Temos motivos e argumentos de sobra para sentar com cada pai de família e explicar porque Caiado precisa continuar por mais quatro anos”, acrescentou.
Prefeito de Itapaci, Mário Macaco (PSDB), também defende a gestão de Ronaldo Caiado, mesmo pertencendo a uma legenda de oposição ao governo. Ele contou que assumiu um município endividado e só conseguiu reverter a situação graças à força de trabalho que recuperou o Estado e ajudou na recuperação dos municípios. “Precisamos ter consciência de que não teríamos uma boa avaliação agora se não fosse ter um grande governador”, reforçou ele.
Dificuldades financeiras muito semelhantes foram vividas por Hermano de Carvalho (UB), prefeito de Aruanã, que nesse mês de julho, depois de 2 anos de pandemia, realiza a Temporada do Araguaia com total respaldo do governo estadual. “Antes prometiam e não faziam, ou não pagavam. Tem festa de 5 anos atrás que preciso pagar. Caiado conseguiu reverter essa situação com muito trabalho. Estamos todos em um barco só, será vitória no primeiro turno”, afirmou Hermano.
Consciente de que administra uma pequena cidade, com 3 mil habitantes, a prefeita de Guaraíta, Adna Martins (PP), destacou para os colegas gestores o tratamento democrático e íntegro do governador ao se esforçar para atender o município. “A cidade é pequena, mas na Educação e na Saúde o governador tratou como se fosse uma cidade grande, sem distinção”, agradeceu.
Reconhecimento
O deputado federal e presidente da Federação de Agricultura do Estado (Faeg), José Mário Schreiner (MDB), foi ao encontro para falar da transformação visível em todas as áreas. “Na Segurança Pública, ninguém lembra mais de ação do ‘novo cangaço’ e explosão de caixas eletrônicos. O produtor tinha medo de pernoitar em sua propriedade e hoje não tem mais isso. Na área da Educação, com todas as escolas reformadas. Na Saúde, Caiado pegou o primeiro ano estraçalhado pela situação fiscal do Estado e no segundo ano veio a pandemia, tínhamos três municípios com UTIs e, agora, temos 25”, lembrou o deputado federal.
Pré-candidato a vice-governador ao lado de Caiado, o presidente estadual do MDB Daniel Vilela destacou a diferença de governos passados e a credibilidade da atual gestão. “Hoje, prefeito não precisa tirar recurso de outra área para investir em transporte escolar, porque sabe que vai receber. Não precisa tirar para investir em saúde, como fazia porque o governo atrasava até 13 parcelas no repasse, agora tudo é pago em dia. Há mais de 20 anos não se pagava a contrapartida na área social, agora isso é realidade. Hoje os prefeitos podem programar seus investimentos, pois tem parceria”, destacou.
Com o reconhecimento e apoio dos prefeitos, o governador Ronaldo Caiado reafirmou que conta com o empenho desses gestores, que são lideranças importantes e bem avaliadas nos municípios, para levar os feitos do atual governo à população de suas cidades.
“Com seriedade e honestidade revertemos a situação de crise fiscal, que fazia de Goiás o quarto Estado pior do Brasil, e hoje nós somos o terceiro melhor do País. Enfrentamos uma pandemia e nunca deixamos de cuidar de vidas. Tivemos coragem para regionalizar a Saúde. Quero pedir a vocês, que acreditam nesse projeto, vamos fazer um Estado cada vez melhor para a vida do cidadão, vamos fazer chegar a dignidade e a cidadania nos 246 municípios goianos”, finalizou Caiado.
O encontro desta quarta-feira foi o quarto a reunir prefeitos em apoio à reeleição do governador Ronaldo Caiado. Até aqui, 123 gestores declararam acompanhar o projeto eleitoral do atual governador. Nos próximos dias, reuniões com gestores de outras regiões devem ser realizadas.