Home / Política

POLÍTICA

Após uso de faixa pró-Bolsonaro em cerimônia, indígenas do Xingu negam apoio a presidente

Depois que uma faixa com a foto do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) foi mostrada em uma cerimônia registrada em vídeo postado nas redes sociais, lideranças indígenas do Xingu, em Mato Grosso, negaram apoio ao atual presidente e disseram que o ato foi feito por duas pessoas por decisão pessoal, sem comunicar os demais presentes.

Na Quarta-feira, 31, o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro, filho do candidato, postou o vídeo em sua rede social e chamou o ato de "indiociata". Na legenda, também escreveu "O Ladrão agora desmaia e nem adianta garrafinha d'água."

O vídeo tem 56 segundos e mostra os indígenas em uma roda, caminhando e gritando. Em um dado momento, dois deles abrem uma faixa com a bandeira do Brasil, a foto de Jair Bolsonaro e a frase “Meu partido é o Brasil”. Do outro lado, “Bolsonaro 2022”.

Segundo o cacique Takumã Kuikuro, o ritual mostrado no vídeo é o kuarup e ocorreu nos dias 20 e 21 de agosto na Aldeia Mehinaku, no Alto Xingu, norte de Mato Grosso. A cerimônia homenageia lideranças indígenas que morreram.

Segundo Kuikuro, os dois indígenas que fizeram a manifestação se aproveitaram da cerimônia para usar o nome dos povos presentes.“Tem povo kuikuro, aweti, mehinako, kalapalo, nafuka, matipu, que não apoiam esse governo do Bolsonaro. Wauja também”, acrescentou.

Leia Também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias