Home / Política

POLÍTICA

Caiado avança com aliados na composição do secretariado

.

O governador Ronaldo Caiado nomeou dois novos integrantes do primeiro escalão do governo estadual nesta quarta-feira (1/3). José Frederico Lyra Netto assume a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O mesmo ato administrativo nomeia Márcio César Pereira para o cargo de subsecretário de Tecnologia e Informação da Secretaria-Geral de Governo. Márcio era o titular da Secti desde junho de 2020. Lyra Netto é indicação do MDB do vice-governador Daniel Vilela.

Para o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) foi nomeado o ex-deputado federal Delegado Waldir. As nomeações foram publicadas no suplemento do Diário Oficial do Estado de Goiás (DOE).

Nos próximos dias, Caiado deverá confirmar o ex-ministro de Cidades, Alexandre Baldy, presidente estadual do PP, na presidência da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e de um indicado do PSD de Vilmar Rocha para a equipe de governo. O PDT, presidido pelo deputado estadual George Morais, também terá espaço no governo.

O Solidariedade indicou o ex-deputado federal Lucas Vergílio para a recém criada secretaria de Relações Institucionais e o PSC confirmou o ex-prefeito de Bela Vista de Goiás Eurípedes do Carmo para a presidência da Goiás Fomento.

Secti

Com formação em Engenharia Mecatrônica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), José Frederico é mestre em Políticas Públicas por Harvard e executivo de Integridade e Valores em Governo por Oxford. Em 2017, foi um dos 11 líderes empresariais jovens selecionados para um encontro com o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Foi secretário de Prioridades Estratégicas de Goiânia, onde idealizou e executou o primeiro processo seletivo aberto para cargos comissionados da Capital, numa demonstração de cuidado com a eficiência da gestão pública. Também atuou por 2 anos na Falconi, a maior consultoria brasileira de gestão empresarial e de pessoas, marcada por uso de tecnologia de ponta e inteligência de dados na geração de resultados.

Detran

Waldir Soares de Oliveira, também conhecido como Delegado Waldir, tem 60 anos de idade, é formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e pós-graduado em Direito Penal, Processo Penal e Gerenciamento de Segurança Pública.

Delegado concursado pela Polícia Civil do Estado de Goiás, Waldir Soares iniciou sua carreira na política em 2014, quando foi eleito o deputado federal mais bem votado em Goiás, feito esse que foi repetido em 2018. Em seus mandatos ganhou destaque pela atuação na fiscalização dos recursos federais e na elaboração de políticas públicas nas áreas da segurança, justiça e direitos humanos.

A nova abertura de diálogo ocorre em um cenário em que partidos que apoiaram Caiado na última eleição já aguardavam oportunidade para indicar nomes para a gestão, mas o governador demonstrava pouca disposição em fazer mudanças substanciais no secretariado. Na segunda-feira (27), Caiado disse, em entrevista coletiva, que iria atender todos os que compuseram sua chapa e argumentou que mudanças na administração ocorrem com tranquilidade porque houve continuidade em seu governo.

Entre os integrantes do PSD, há expectativa de indicação do ex-deputado federal Francisco Jr, do ex-deputado estadual Max Menezes ou do presidente metropolitano Simeyzon Silveira. Apesar de o partido ter apoiado Caiado na eleição de 2022, o senador Vanderlan Cardoso, que é filiado à legenda, trabalhou pelo projeto do ex-deputado federal Major Vitor Hugo (PL), que foi candidato ao governo de Goiás com apoio de Jair Bolsonaro (PL).

Entorno do DF

No estado, há também expectativa sobre a indicação de nome para a Secretaria do Entorno do Distrito Federal (Sedf). O governador reafirmou na terça-feira (28), em entrevista coletiva, que ouvirá os prefeitos da região antes de decidir o nome e aguardava consenso. Entre os cotados para a pasta estão o deputado federal Célio Silveira (MDB), o ex-prefeito de Águas Lindas e presidente do Republicanos em Goiás, Hildo do Candango, e a ex-deputada federal pelo DF Flávia Arruda (sem partido). Há também possibilidade de indicação de nome técnico.

A escolha do secretário do Entorno é estratégica pela relevância eleitoral da região. Além disso, a gestão de Caiado tem projeto relacionado ao transporte coletivo no Entorno. A proposta, inclusive, foi apresentada em conjunto com o governo do Distrito Federal ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como uma das ações proprietárias de Caiado e da governadora interina Celina Leão (PP).

As gestões buscam apoio financeiro do governo federal para o BRT Luziânia, linha que deve beneficiar mais de 220 mil moradores, ligando a cidade goiana à região administrativa de Santa Maria, no DF.

Prefeito de Palmeiras de Goiás troca PSDB pelo União Brasil

O prefeito de Palmeiras de Goiás, Vando Vitor, eleito em 2016 e reeleito em 2020 pelo PSDB, é o mais novo integrante do União Brasil, partido presidido em Goiás pelo governador Ronaldo Caiado. A ficha de filiação foi assinada, quarta-feira (01)/ durante encontro com Caiado, que fez questão de divulgar o ato em suas redes sociais.

Vando Vitor foi um dos primeiros prefeitos do PSDB a declarar apoio a reeleição de Ronaldo Caiado em 2022, antes mesmo do partido definir qual caminho iria seguir. O prefeito participou ativamente de atos de campanha do então candidato do União Brasil em Palmeiras e municípios vizinhos, como a memorável carreata que encerrou a campanha de Caiado, na cidade de Goiás.

No exercício do segundo mandato, Vando Vitor disse que sua ida para o União Brasil apenas formaliza a sua condição de apoiador do que ele chama de "melhor projeto para Goiás", e que seu desejo é contribuir, agora no mesmo partido de Caiado, com as ações que visam melhorar a vida de todos os goianos, em especial dos moradores de Palmeiras de Goiás.

"O governador Ronaldo Caiado tem sido um grande parceiro de todos os prefeitos goianos, independente da sigla. É um governador republicano e municipalista. Minha filiação ao União Brasil é, sobretudo, um gesto de gratidão a Ronaldo Caiado, por tudo que ele tem feito por Goiás e pelo povo de Palmeiras de Goiás. Entendi que não fazia mais sentido, por todo apoio que dei à reeleição do governador, ficar num partido de oposição. Portanto, venho para o União Brasil porque acredito nos projetos do partido, acredito na sua força e, o mais importante, acredito no nosso líder Ronaldo Caiado", destacou Vando Vitor.

Perdas tucanas

Desde 2018, quando o então governador José Eliton perdeu as eleições para Ronaldo Caiado, o PSDB sobre perdas de prefeitos e deputados, o que fragilizou o partido do ex-governador Marconi Perillo. Na eleição de 2020, o PSDB conquistou apenas 20 prefeitos num universo de 246 cidades. De lá para cá oito prefeitos tucanos já se desfiliaram da legenda.

Na Assembleia Legislativa, deputados, como Diego Sorgatto, Tião Caroço, Francisco de Oliveira r Talles Barreto deixaram o ninho tucano.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias