Home / Política

POLÍTICA

CCJ aprova indicações de Flávio Dino e Paulo Gonet para STF e PGR

As indicações de Dino e Gonet ainda precisam ser aprovadas pelo plenário do Senado, que deve votar ainda hoje

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (13) as indicações de Flávio Dino e Paulo Gonet para os cargos de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e procurador-geral da República (PGR), respectivamente. Ambos foram indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e passaram por uma longa sabatina que durou mais de 10 horas.

Dino, que é ministro da Justiça, ex-juiz e ex-governador do Maranhão, recebeu 17 votos favoráveis e 10 contrários na CCJ. Ele foi elogiado por sua trajetória política e jurídica, mas também enfrentou questionamentos sobre sua proximidade com o PT e sua atuação como governador. Se for confirmado pelo plenário do Senado, ele ocupará a vaga deixada pela ministra Rosa Weber, que se aposentou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Gonet, que é subprocurador-geral da República, teve uma votação mais tranquila na CCJ, com 23 votos a favor e 4 contra. Ele defendeu a autonomia do Ministério Público Federal (MPF), o combate à corrupção e os direitos humanos. Ele também se manifestou sobre temas polêmicos, como cotas raciais, casamento homoafetivo e liberdade de expressão. Seu mandato na PGR será de dois anos, podendo ser renovado.

As indicações de Dino e Gonet ainda precisam ser aprovadas pelo plenário do Senado, que deve votar ainda hoje. São necessários pelo menos 41 votos de um total de 81 senadores para cada aprovação. A expectativa é que ambos sejam confirmados, já que contam com o apoio da maioria dos partidos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias