Home / Política

POLÍTICA

Cuba elege hoje membros da Assembleia Nacional

Órgão é composto por deputados eleitos diretamente pelo povo e tem o poder de indicar o presidente e vice-presidente do país

Imagem ilustrativa da imagem Cuba elege hoje membros da Assembleia Nacional

A população cubana vai às urnas, neste domingo, 26, para eleger 470 parlamentares que atuarão na Assembleia Nacional do Poder Popular de Cuba, o mais alto órgão político do país, nos próximos cinco anos. Desde que os cubanos aprovaram uma nova Constituição em 2019, essa é a primeira eleição legislativa no país e não há candidatos da oposição na disputa.

Nas eleições deste domingo, os 470 candidatos, a maioria do Partido Comunista de Cuba, o único do país, serão votados pelos eleitores para igual número de assentos na Assembleia Nacional. Porém, a legislação cubana exige que o candidato vencedor receba mais da metade dos votos válidos emitidos no município ou distrito eleitoral.

Caso um candidato não consiga atingir o limite estabelecido pela legislação, a cadeira na Assembleia Nacional pode permanecer vaga pelos próximos cinco anos ou a liderança legislativa pede para que a assembleia municipal selecione um outro nome para preencher a vaga.

Desde que o sistema eleitoral entrou em vigor, em 1976, o voto em Cuba não é obrigatório e os cidadãos podem votar para "todos" os candidatos que estão na disputa ou somente em um. Nas eleições municipais de novembro de 2022, a participação nas eleições caiu para os níveis mais baixos e a abstenção chegou a 68,5%.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias