Home / Política

POLÍTICA

Deputados querem impeachment de Ministro dos Direitos Humanos

Ação foi proposta após repercussão da caso envolvendo a “Dama do Tráfico” no Amazonas

Imagem ilustrativa da imagem Deputados querem impeachment de Ministro dos Direitos Humanos

Um grupo parlamentares vai apresentar o pedido de impeachment do Ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, junto à Câmara dos Deputados. A ação ocorre dias após o ministério comandado por Almeida, afirmar que custeou as passagens de Luciene Farias, conhecida como a “Dama do Tráfico” no estado do Amazonas.

A iniciativa é liderada pelo deputado bolsonarista, Rodrigo Valadares (PL), e recebeu apoio de mais 40 parlamentares da Casa Baixa do Congresso Nacional, eles justificam que existe previsão constitucional para amparar o pedido que deve ser apresentado ainda esta semana. O argumento legal a ser utilizado será o de crime de responsabilidade, que significa “proceder de modo incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo”.


		Deputados querem impeachment de Ministro dos Direitos Humanos
Câmara dos Deputados


NOTÍCIAS RELACIONADAS:

A mulher que se tornou centro do mais recente escândalo a atingir o Governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é mulher de Clemilson Farias, considerando um dos líderes chave do Comando Vermelho no Amazonas. Durante sua estada na capital federal, ela teve encontros com os deputados André Janones (Avante) e Guilherme Boulos (Psol), além de reuniões no Ministério dos Direitos Humanos e Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Deputados querem impeachment de Ministro dos Direitos Humanos
Deputados querem impeachment de Ministro dos Direitos Humanos Deputados querem impeachment de Ministro dos Direitos Humanos Deputados querem impeachment de Ministro dos Direitos Humanos Deputados querem impeachment de Ministro dos Direitos Humanos

Luciene Farias, já foi condenada pelos crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e associação para o tráfico. Ela responde em liberdade, recorrendo da pena de 10 anos de detenção imposta pelo poder judiciário.

O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, se manifestou por meio de nota oficial, argumentando que nem o Ministério ou quaisquer pessoa ligada ao gabinete dele manteve contato com a pessoa em questão.

“Nem o ministro nem a secretária nem qualquer pessoa do gabinete do ministro teve contato com a indicada ou mesmo interferiu na organização do evento que, insistimos, contou com mais de 70 pessoas do Brasil todo e que franqueou aos comitês estaduais a livre indicação de seus representantes”

A nota justifica, ainda, que a indicação da pessoa beneficiária do custeio das passagens, não teve ligação com a gestão da pasta.

“O custeio de passagens e diárias foi realizado com recursos de rubrica orçamentária destinado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania ao Comitê, que observou as indicações dos comitês estaduais para a participação no encontro”

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias