Home / Política

POLÍTICA

IPTU não terá aumento nos próximos três anos

O reajuste vai ser apenas pelo índice da inflação

Imagem ilustrativa da imagem IPTU não terá aumento nos próximos três anos

Na última sessão plenária de 2022, os vereadores de Goiânia, aprovaram na manhã de hoje, 29, a readequação do Código Tributário do Município. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares. Com a aprovação, o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) não terá aumento além da inflação nos próximos três anos.

A proposta que foi apresentada, teve diversas emendas por parte dos vereadores. A principal emenda foi do vereador Willian Veloso (PL) e que trata exatamente do aumento do IPTU. Isso por que em razão de que em 2021 o Código Tributário foi votado e aprovado pela Casa, com o aumento de até 45% do imposto, e que o mesmo foi preciso ser readequado.

Willian Veloso propôs em sua emenda que nos próximos anos, 2023, 2024 e 2025 o IPTU não tenha nenhum aumento, além da correção do índice inflacionário. E que a partir de 2026, o aumento possa ser de até 5% mais a inflação do ano. Vale lembrar que a Prefeitura mandou a proposta para que esse aumento fosse de até 10%, pois foi acatada a emenda do vereador.

Com a proposta aprovada pelos vereadores, o IPTU de 2023 deve ter um aumento entre 6 e 7%, e o documento deve chegar para o morador a partir do mês de abril. Além disso, uma outra emenda permite que imóveis com valor de até R$ 140 mil vão ser isentos de pagar o imposto.

Com a aprovação da readequação do Código Tributário na última sessão de 2022, a proposta agora vai para o autógrafo de lei e posteriormente vai ser encaminhado para a sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias