Home / Justiça

Educação

Palestrante comenta ‘Notáveis do Direito’

Evento jurídico do Instituto Goiano de Direito (IGD) está agendado para 15 de setembro, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia

Falando ao DM, o advogado e escritor Conrado Paulino comentou: “Vivenciamos uma era da imprescindível especialização dos profissionais de carreira jurídica” Falando ao DM, o advogado e escritor Conrado Paulino comentou: “Vivenciamos uma era da imprescindível especialização dos profissionais de carreira jurídica”

Através da troca de conhecimento, networking e descontração, a sexta edição do Notáveis do Direito será realizada a partir das 13h – com o credenciamento dos participantes –, se estendendo até às 23h. O evento jurídico, que terá como palestrantes e debatedores juristas com atuação em Goiás e outros estados, abre diferentes oportunidades para estudantes e profissionais do Direito, através de abordagens multidisciplinares referentes à área.

Uma das novidades deste ano do congresso jurídico fica por conta da combinação ampliada Gastro Cultural (Sunset Party), com a gastronomia (comida, chopp e refrigerante) e a cultura (música) movimentando socialmente a programação, a partir das 17h.

As inscrições estão abertas e os ingressos podem ser adquiridos no Portal oficial – Clique aqui.

Atualização

Um dos palestrantes será o advogado e escritor Conrado Paulino da Rosa, para quem a pauta geral, com diferentes segmentos do meio, proporciona atualização completa e importante.

Questionado pela nossa reportagem, como se sente em ser convidado pelo Instituto, o autor de livros sobre direito de família expressou que Goiás faz parte da caminhada profissional, radicado na região Sul brasileira, “vez que há 15 anos leciono em cursos de pós-graduação em Goiânia. Participar de um evento dessa magnitude é motivo de grande felicidade”.

Pontuando sobre a ligação do ser humano com a tecnologia, ele disse à reportagem que a ampla vivência com a era da informação “não resulta necessariamente, infelizmente”, em formação. “Nunca foi tão fácil se qualificar, mas, por outro lado, tem-se uma desvalorização do investimento em estudo. É dever ético de qualquer profissional de carreira jurídica buscar sua atualização. Assim como ocorre na medicina, nós, profissionais do Direito, lidamos com vidas e, certamente, eventos como os Notáveis do Direito, possibilita excelente espaço de trocas profissionais”.

Direito e seus profissionais

Questionado sobre o cenário atual do Direito e de seus profissionais no Brasil, Conrado Paulino destaca a expansão dos cursos de Direito que transformou o mercado de trabalho. “Vivenciamos uma era da imprescindível especialização dos profissionais de carreira jurídica. Seja aos que optaram pela carreira pública e, principalmente, aos profissionais de carreira privada, é necessário que o advogado tenha uma atuação segmentada”.

Mencionando ter histórica atuação voltada exclusivamente ao direito de família e sucessões, Paulino assinala: “Quer nas situações de divórcio, tanto nos inventários por morte, nossa atuação precisa ocorrer com um olhar interdisciplinar, considerando a grande carga emotiva inerente às perdas que são materializadas nos processos judiciais”.

E, complementa, explanando que esse método visa minimizar as perdas. “Cada vez mais, o Direito tem sido buscado em atitudes preventivas. O planejamento sucessório tem sido um terreno fértil para evitarmos que as disputas patrimoniais após a morte possam acarretar na dissipação patrimonial”.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias