Home / Política

POLÍTICA

Lula anuncia novos ministros para fortalecer base no Congresso

André Fufuca assume o Ministério do Esporte e Silvio Costa Filho é nomeado ministro de Portos e Aeroportos

Ao centro, o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) aperta as mãos dos novos ministros do governo Lula: André Fufuca (à esquerda) e Silvio Costa Filho (à direita) — Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República Ao centro, o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) aperta as mãos dos novos ministros do governo Lula: André Fufuca (à esquerda) e Silvio Costa Filho (à direita) — Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O presidente Lula realizou novas mudanças em seu ministério nesta quarta-feira. Segundo o Palácio do Planalto, os deputados André Fufuca e Silvio Costa Filho assumiram os cargos de ministro do Esporte e ministro de Portos e Aeroportos, respectivamente.

André Fufuca, do PP (MA), substitui Ana Moser no Ministério do Esporte. Ele é líder do PP na Câmara e está em seu terceiro mandato como deputado federal. Já assumiu a presidência da Câmara interinamente em 2017. Fufuca agradeceu ao presidente da Câmara Arthur Lira pela indicação e disse que o desafio será colocar o esporte como política de Estado.

Silvio Costa Filho, do Republicanos (PE), assume o Ministério de Portos e Aeroportos no lugar de Márcio França, que foi para a nova pasta da Micro e Pequena Empresa. Costa Filho tem 41 anos e está em seu segundo mandato como deputado federal, onde já relatou projetos importantes como a autonomia do Banco Central.

As mudanças fazem parte da estratégia de Lula para ampliar sua base de apoio no Congresso, uma vez que os partidos dos novos ministros, PP e Republicanos, somam 90 deputados.

As trocas também agradam o presidente da Câmara Arthur Lira, aliado dos novos ministros.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias