Home / Política

POLÍTICA

Novo Ministro? CCJ Sabatina indicado por Lula para ocupar vaga no STF

Senado Federal recebe o advogado Cristiano Zanin

Imagem ilustrativa da imagem Novo Ministro? CCJ Sabatina indicado por Lula para ocupar vaga no STF

O advogado Cristiano Zanin, que atuou na defesa do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, no âmbito dos processos que levaram à sua prisão, é sabatinado nesta quarta-feira, 21 de junho, em sessão da Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal. Zanin foi indicado pelo Presidente Lula para ocupar a cadeira deixada pelo ex-ministro Ricardo Lewandowski na mais alta corte de Justiça do país (Supremo Tribunal Federal).

A sessão está ocorrendo (até o momento da publicação desta matéria), e ainda não tem previsão para término, tendo em vista que todos os Senadores membros da referida comissão, tem o direito de fazer perguntas e indagações ao indicado. A oposição com certeza se valerá da oportunidade para questionar Zanin, sobre possível atuação parcial em favor da base governista caso tenha seu nome aprovado pelo pleno.

Em sua apresentação inicial, o advogado que possui mais de 25 anos de atuação jurídica, afirmou que tem plena ciência da distinção dos papéis entre um advogado e um Ministro do STF. Ele salientou que possui um lado nestas situações, e é o da Constituição Federal e das garantias previstas no devido processo legal.

"Sei a distinção dos papéis entre um advogado e um ministro do Supremo Tribunal Federal. Não vou mudar de lado, pois o meu lado sempre foi o mesmo: o da Constituição, o das garantias o do amplo direito de defesa e do devido processo legal. Para mim só existe um lado: o outro é barbárie, é abuso de poder” afirmou

Para ser aprovado, Zanin precisa conquistar o voto positivo de 41 dos 81 Senadores com mandato .

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias