Política

Polícia cumpre mandados judiciais contra quadrilha que clonava Whatsapp de Ministros

Gregory Rodrigues

Publicado em 7 de novembro de 2023 às 11:28 | Atualizado há 5 meses

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deu cumprimento a uma série de mandados judiciais nas cidades de João Pessoa (PB) e Recife (PE). A operação, batizada de “Alto Escalão”, investiga pessoas suspeitas de cometerem crime de estelionato, fingindo ser Ministros que atuam no Governo Lula (PT). A ação ocorre nesta terça-feira, 7 de novembro.

Ao todo a justiça emitiu oito mandados de busca e apreensão, que cumpridos, ajudarão os agentes da PCDF a elucidar os fatos. De acordo com as apurações preliminares da investigação, os suspeitos aplicavam golpes financeiros em nome de Ministros do Alto Escalão do Governo Federal por meio de números com perfis falsos no aplicativo WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Dentre os Ministros que foram vítimas do grupo criminoso estão Juscelino Filho, das Comunicações, Camilo Santana, da Educação, Renan Filho, dos Transportes, Rui Costa, Casa Civil, Luiz Marinho, do Trabalho, e Carlos Lupi, da Previdência Social. Os principais alvos eram diretores e chefes de órgãos públicos e privados, que contatadas, eram enganadas, com uma falsa história de haver alguém que necessitava de ajuda por meio de transferências pix.

A investigação já está em curso há mais de seis meses, e é conduzida pelos agentes da 5ª Delegacia de Polícia do Distrito Federal. Do total de mandados cumpridos nesta terça-feira, 7, apenas um foi em João Pessoa, os outros sete, ocorreram em Recife.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias