Home / Política

POLÍTICA

Projeto contra o casamento igualitário gera discussão em comissão da Câmara

Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família aprecia PL de ex-deputado Clodovil Hernandes

Imagem ilustrativa da imagem Projeto contra o casamento igualitário gera discussão em comissão da Câmara

A Câmara dos Deputados colocou em votação na Comissão de Previdência, Assistência, Infância, Adolescência e Família, o Projeto de Lei 580/2007 de autoria do ex-deputado federal Clodovil Hernandes (PTC/SP). O PL recebeu o anexo de outros 8 projetos correlatos, no entanto, o relator Deputado Pastor Eurico (PL/PE), considerou como válido apenas um, que busca alterar o Código Civil Brasileiro a fim de proibir a realização de casamentos entre pessoas do mesmo gênero. A sessão de apreciação do tema ocorre na tarde desta terça-feira, 19.

Com um plenário repleto de militantes e ativistas dos direitos humanos e cidadania de pessoas LGBTI+, a sessão foi marcada por um clima tenso, a começar pelo atraso de mais de 2 horas mesmo após formação do quórum necessário para o início. Gritos com palavras de ordem deram o tom que permeou o tempo em que se aguardou pelo início da famigerada votação.

“Nem um passo a trás, você tira meus direitos e eu tiro a sua paz” bradaram

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Parlamentares governistas e da oposição, tentaram estabelecer um entendimento que pudesse desembaraçar o imbróglio construído pelo descumprimento de um acordo firmado, em que a votação da pauta que pode pôr fim ao casamento civil igualitário, não ocorreria sem a realização de uma audiência pública. Conforme apuração, o presidente da Comissão Fernando Rodolfo (PL/PE) teria antecipado a apreciação.


		Projeto contra o casamento igualitário gera discussão em comissão da Câmara
Gregory Rodrigues


Em conversa com o Deputado Federal Pastor Henrique Vieira (PSOL/RJ) ele afirmou:

“Na semana passada foi aprovada a convocação de uma audiência pública, por consenso, sobre o projeto, logo só faria sentido fazer primeiro a audiência e depois a votação do projeto, só que de maneira estranha o presidente, o presidente não marcou a audiência, e marcou a sessão para votação do projeto, eu considero isso incoerente” Dep. Federal Pastor Henrique Vieira

O chamamento da votação ocorre no mesmo dia em que está previsto o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos LGBTI+ e da realização do XX Seminário LGBTI+ do Congresso Nacional. Oque de acordo com Vieira, é considerado “muito mais do que deboche”.

“Acho que esse projeto independente da votação ser hoje ou não, mais do que deboche, deboche é pouco. O mérito do parecer apresentado é preconceituoso, é discriminatório, não reconhece a dignidade humana e os direitos das pessoas LGBTI’s. Deboche é pouco, na verdade para o conteúdo do projeto eu considero muito ofensivo, muito intolerante e violento”. Dep. Federal Henrique Vieira (Psol/RJ)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias