Home / Política

POLÍTICA

Relatora da CPMI do golpe pede indiciamento de produtores rurais de Goiás

Senadora Eliziane Gama citou produtores de soja goianos como supostos financiadores dos acampamentos em frente aos quartéis

Imagem ilustrativa da imagem Relatora da CPMI do golpe pede indiciamento de produtores rurais de Goiás

A relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos golpistas de 8 de janeiro, Senadora Eliziane Gama (PSD/MA), pediu o indiciamento de três produtores rurais goianos em seu parecer apresentado no final dos trabalhos da comissão. A leitura do relatório foi feita durante sessão realizada na última terça-feira, 17.


		Relatora da CPMI do golpe pede indiciamento de produtores rurais de Goiás
Reprodução Montagem Redes Sociais


Os produtores rurais que atuam no mercado de soja, são citados como supostos financiadores dos acampamentos que ocuparam a frente dos quartéis do exército durante meses pedindo intervenção militar. Os manifestantes, questionavam o resultado das eleições presidenciais e exigiam a manutenção do então presidente, Jair Bolsonaro (PL) no poder, estas mobilizações, segundo a relatora, culminaram nos atos que vandalizaram as sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Com um total de 1.333, o relatório produzido com o resultado dos mais de 4 meses em que perduraram as investigações da CPMI, pede o indiciamento de um total de 61 pessoas, entre as quais estão o ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro (PL), o ex-ministro da Casa Civil Valter Braga Netto, a Deputada Federal Carla Zamabeli (PL), além de empresários, e servidores públicos.

O relatório apresentado por Eliziane, pede que Vitor Geraldo Gaiardo, Luciano Jayme Guimarães e Joel Ragagnin sejam indiciados pelos crimes associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de estado, eles são apontados como participantes do chamado Movimento Brasil Verde Amarelo (MBAV).

“Os integrantes do MBVA agiram com o claro propósito de questionar a lisura do processo eleitoral e apoiaram a pauta golpista de intervenção militar pelas Forças Armadas” afirma o relatório

Vitor Geraldo é apresentado como presidente do Sindicato Rural de Jataí ele também é suspeito de ter sido uma das pessoas que liderou o bloqueio as rodovias logo após o resultado das eleições 2022.

Luciano Jayme Guimarães é citado como ex-presidente do Sindicado Rural de Rio Verde e apontado também como um dos principais articuladores e mobilizadores do grupo Movimento Brasil Verde Amarelo.

Joel Ragagnin, que também é da cidade de Jataí, é apontado como presidente da Associação dos Produtores de Soja de Goiás (Aprojosa-GO), e articulador do MBVA.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias