Home / Política

POLÍTICA

Toffoli avisa que vai soltar Lula

Em entrevista à revista Veja desta semana, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, avisou, durante conversa com os jornalistas, que vai soltar Lula de “supetão” para evitar manifestações.

Durante sua passagem pelo STF, Toffoli se mostrou um bom articulador, sempre analisando a situação política do momento antes de anunciar a deliberação de um tema suscetível de despertar turbulências.

Um exemplo disso é a legalidade das prisões após condenações em segunda instância, como foi o caso do ex-presidente Lula, preso após a decisão de segunda instância concedida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

Este assunto foi retirado de pauta em abril para evitar o acirramento de ânimos políticos. Agora, será pautado de supetão, sem amplo aviso prévio, para tentar minimizar eventuais manifestações contra o tribunal.

Confira a fala completa de Toffoli à revista sobre Lula:

“Penso que o julgamento da segunda instância não vai mais provocar tumulto algum. É bom que se diga que não é o ex-presidente Lula que está em julgamento, como muitos acham. O Supremo não vai decidir se solta ou não o ex-presidente nesse processo. O que será analisado é uma questão constitucional abstrata que vai dizer se é possível ou não prender alguém sem justificativa após a condenação em segunda instância ou se devemos aguardar o trânsito em julgado. Há um dispositivo constitucional que diz que ninguém poderá ser considerado culpado até decisão transitada em julgado. É isso que será decidido.”

Com informações da Veja

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias