Home / Política

POLÍTICA

PSDB, MDB e União Brasil tentam definir nome único ao Planalto

Os presidentes do PSDB, Bruno, do MDB, Baleia Rossi e do União Brasil, Luciano Bivar, discutiram, em Brasília, a possibilidade de formar uma aliança para as eleições presidenciais deste ano. A ideia, agora, é tentar construir um acordo até o dia 15 de março.

A meta dos partidos é formar uma federação, que vai além de uma aliança presidencial e obriga que as siglas também estejam juntas em disputas nos Estados e municípios por, no mínimo, quatro anos.

Há proximidade entre União Brasil e MDB nas alianças estaduais, mas tucanos e emedebistas estão em lados opostos em Estados como Goiás, Alagoas, Pernambuco e no Distrito Federal, por exemplo.

Além disso, boa parte do MDB no Nordeste apoia o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que é rival histórico de líderes do PSDB e do União Brasil.

O prazo para a criação de uma federação vai até 31 de maio. Caso os partidos tenham sucesso em vencer as diversas divergências internas, o grupo terá de apresentar apenas um candidato a presidente da República. Hoje são pré-candidatos o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) e a senadora Simone Tebet (MDB-MS). O União Brasil não tem pré-candidato ao Palácio do Planalto.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias