Home / Política

POLÍTICA

Eldorado dos Carajás realiza projeto Iguais nas Diferenças

O Centro Cultural Eldorado dos Carajás (CCEC), com ajuda da Secretaria de Cultura de Goiás (SECULT), promove até outubro o Projeto Iguais, nas Diferenças, com o mote ‘Cultura da Paz’. São mais de 30 atividades educacionais e culturais, atrações musicais, rodas de conversas, palestras, análise literárias e exposições, voltadas à estudantes (crianças e adolescentes) da Escola Pública, juventude ligada ao Hip Hop e detentos do Sistema Prisional. As intervenções acontecem, em sua grande parte, na Região Noroeste de Goiânia, mas serão distribuídas conforme programação (no site e redes sociais do CCEC), em outras regiões da Capital. O projeto ‘contribui para a cultura da paz social, pois busca dentro do viés educacional e cultural, explicar a ancestralidade e origem (as diferenças e igualdades) sob a óptica da compreensão dos conflitos e das dificuldades da população empobrecida e esquecida da cidade. Expandindo e promovendo o conhecimento, a educação, a arte, a cultura e os direitos humanos, com objetivo de abrir canais de diálogo, reflexão e de compreensão mútua’. Dentre as literaturas analisadas estão Ancestralidade Européia: Poemas escolhidos de Gregório de Matos, seleção e prefácio de José Miguel Wisnik. Ancestralidade Africana: Costa Madu: Zumbi dos Palmares em Cordel, Ilustração de Josias Marinho BH.2013. Ancestralidade Indígena: Krenak, Ailton – Ideias para adiar o fim do mundo, da Companhia das Letras.

Café da Manhã

Musical
Roberto Carlos, Fagner, Tom Jobim, Dorival Caymmi, Chico Buarque e Cartola são alguns dos artistas que vão compor hoje o repertório do show virtual ‘Caminhos que Encantam’, da cantora Regina Jardim (foto).

Youtube
A ideia é ‘reviver grandes canções da MPB que influenciaram e marcaram a trajetória de muitos artistas e também a vida de muitos consumidores da arte musical do Brasil’. A apresentação será às 19h30, no youtube.com/reginajardimcantora, e terá a participação do violonista
Elson Araújo.

Sentimento
Pelo jeito, até agora, a decisão da justiça inocentando Padre Robson não contagiou a maioria dos fiéis católicos em Goiás.

Acerto
Ideia feliz da Prefeitura de Aparecida de Goiânia em prorrogar o pagamento do IPTU. Com a crise econômica, se não fizer isso, é menos
dinheiro em caixa.

Na Romênia
O diretor do Instituto Promover - Iphac, Valdinei Valério, viaja para Bucareste, na Romênia, em missão global em parceria com o Erasmos+, programa da União Europeia (UE) voltado para educação, formação, juventude e desporto.

Debate
O objetivo da missão ‘é participar de um projeto de formação e debate para a formulação de um documento que será replicado nas comunidades, com foco na antirradicalização’.

Sem brilho
A candidatura de Gustavo Mendanha ao governo de Goiás enfrenta um problema: a falta de empolgação. Bem, até agora, só articulação para que ele seja candidato.

Desempolgado
Tanto Lula quanto Jair Bolsonaro não conseguiram levar públicos para seus atos nesse primeiro de maio, Dia do Trabalhador. O ato realizado pelas centrais sindicais, pró-Lula, menos ainda.

O dia da Liberdade de Imprensa
A Câmara Municipal de Goiânia comemora hoje o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. Será às 9h, em sessão especial promovida pela vereadora Aava Santiago (ela é do PSDB). Cerca de 100 profissionais da imprensa serão homenageados. O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa celebra o Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos e marca o dia da Declaração de Windhoek, uma afirmação feita com jornalistas africanos em 1991, que reforça os princípios da liberdade de imprensa junto à Unesco. A jornalista Eva Taucci (foto), do complexo de comunicação TBC e RBC, será uma das homenageadas.

Mulher que faz a história
No registro, Mariza Naves e Ribeiro, médica goiana de Pires do Rio, recebeu do governo do Distrito Federal, a medalha Brasília 60 anos, uma homenagem às 60 mulheres que fizeram a história de Brasília. Mariza foi quem idealizou e construiu o Hemocentro de Brasília e presidiu a entidade por 30 anos passando por vários governos e por 23 secretários de Saúde do GDF.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias