Home / Política

POLÍTICA

Leopoldo de Bulhões: construindo uma nova história

No Brasil, cerca de 5 mil municípios, com menos de dez mil habitantes, sofrem com os poucos recursos e o aumento constante de responsabilidades, as quais, muitas delas, não são de sua obrigatoriedade. O tão sonhado Pacto Federativo, muito discutido em campanhas, encontros federativos e discursos parlamentares, há muito deixou de ser uma esperança, tornando-se apenas uma utopia, mesmo com o esforço hercúleo das Associações e Federações que o defendem.

As obrigações sociais que recaem sobre os municípios são imensas, principalmente em saúde, educação e assistência social. Sem falar nas questões de infraestrutura: estradas, obras públicas, saneamento e urbanização.

É preciso muita criatividade, dedicação, articulação, união política e empreendedorismo para fazer prosperar um município. Sair da letargia que a maioria está e trazer o bem-estar social ao seu povo, não é tarefa fácil.

Em Leopoldo de Bulhões, graças ao esforço da prefeitura, equipe de secretariados, assessores, funcionários públicos, parceria com a Câmara Municipal e o apoio de diversos deputados, Senadores e governo estadual, tem conseguido transformar dificuldades em realizações.

Saúde
Um setor de grande sucesso no município é a saúde pública. Leopoldo soube bem enfrentar a crise da pandemia, sendo o município com menor número de casos e óbitos na Região da Estrada de Ferro, não deixando faltar insumos, profissionais e atendimento de qualidade.

Disponibiliza em seus quadros dezoito profissionais médicos, três dentistas, oito técnicos em enfermagem, seis enfermeiras, dezenove Agentes Comunitários de Saúde, nutricionista, psicóloga, educador físico, duas fisioterapeutas e cinco Agentes de Vigilância Sanitária.

Os atendimentos são realizados nos Postos de Saúde da Vila Mutirão, Capelinha, Goiavista, Engenheiro Valente, São Caetano, Distrito do Zé Rosário e Ambulatório 24 Horas José Francisco Vargas (unidade I e II), que funciona como um hospital e Posto de Saúde, tendo quartos para adultos e crianças. Todos estão reformados com recursos próprios.

Possui uma frota de quinze veículos, todos recebidos zero quilômetro, dentre eles, uma UTI móvel. Foram distribuídas, recentemente, dez motos para os Agentes de Saúde que trabalham no meio rural.

A Farmácia Básica do município receberá, brevemente, uma nova sede, com amplo espaço e tem sempre disponibilizado os medicamentos básicos.

Foi realizada no último dia 26 a licitação para construção do tão sonhado hospital público municipal. Uma obra que já possui grande parte do dinheiro em caixa para sua construção e diversas emendas já apresentadas para a sua complementação. Esta obra, segundo a prefeitura, será a grande conquista de seus dois governos e uma realização para os leopoldenses.

Social
A crise de desemprego e os transtornos da pandemia, trouxeram inúmeros desafios ao município, que graças a uma equipe atenta às famílias com vulnerabilidade social, não lhes deixaram faltar o alimento e a atenção básica.

Os Programas Sociais do governo federal (Auxílio Brasil, Criança Feliz, Passaporte do Idoso, Carteira do Adolescente e Carteira do Pescador) e estadual (Mães de Goiás, cestas básicas, cadeiras de rodas, colchão casca-de-ovo, andador, cadeira de banho, fraldas geriátricas, muletas e kit enxoval), sempre foram bem distribuídos, sendo uma ajuda imensa as famílias de baixa renda.

O Poder Público tem muita sensibilidade e responsabilidade com as políticas públicas para os idosos, crianças e adolescentes.

O município possui excelente espaço para as confraternizações e encontros, que são realizados no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que brevemente será ampliado, disponibilizando, inclusive, uma piscina.

Está programado para este ano, o Casamento Comunitário, onde com apoio da Câmara Municipal, promoverá o evento e o custo do cartório.

A prefeitura realizou a instalação de caixas d’água, pias, tanques e banheiros a 73 (setenta e três) famílias no Setor Nossa Senhora Aparecida. A escolha da necessidade de cada família foi feita através dos Agentes Comunitários de Saúde, com investimento na ordem de 500 mil reais.

Uma das grandes ações do Poder Público será a construção de quarenta casas populares, já autorizadas pelo governo do Estado, aguardando somente uma liminar do Poder Judiciário para retomada de uma área pública, onde serão construídas as unidades habitacionais.

Educação, Cultura e Turismo
Todas as escolas do município, inclusive as estaduais, receberam ampla reforma no período da pandemia, que passarão a ter ar-condicionado em todas as salas, trazendo mais conforto aos alunos e educadores.

O município implementou recentemente o programa de alfabetização Alfa Mais Goiás TEC, no ensino médio; possui convênio com o Aprendizado Marista Padre Lancísio de Silvânia, com trinta e dois alunos em regime de tempo integral.

A frota do transporte escolar possui oito ônibus, sete kombis, totalizando 21 linhas de transporte, além de oferecer transporte para universitários para Goiânia e Anápolis.

Os 210 colaboradores da educação (docentes e administrativos) atendem com excelência os 1.292 alunos em oito unidades escolares, sendo três na cidade de Leopoldo de Bulhões e cinco em unidades do meio rural (Distrito e Povoados).

O município tem incentivado seus artesãos e artistas locais com lives, publicação de livros, feiras gastronômicas e de artesanato. Tem em seu lago municipal um atrativo turístico, que terá obras de iluminação de sua orla e calçamento.

Esporte e Lazer
O município investe maciçamente no esporte, apoiando os times locais com materiais esportivos, disponibiliza praças esportivas, ginásio de esporte reformado, campos e quadras bem cuidadas e escolinhas de iniciação esportivas, que conta hoje com mais de duzentos alunas e alunos escritos, de cinco a dezessete anos.

Urbanização
Um dos grandes orgulhos que os leopoldenses é ter uma cidade limpa e praças bem cuidadas. A Praça Dom Bosco é o cartão postal da cidade.

O lago municipal que atrai muitos turistas para esportes náuticos, vai receber brevemente, calçamento e iluminação, cujas obras já foram licitadas e aguarda somente a segunda parcela do recurso por parte do governo federal.

Além do contínuo trabalho de tapa-buracos, o município já tem assegurado pelo governo estadual, investimento de 1 milhão de reais, para construção e reconstrução asfáltica.

Os investimentos não se restringem somente à sede do município, mas são levados aos Povoados de Capelinha, Goiavista, São Caetano, Vila Nova, Engenheiro Valente e Distrito do Zé Rosário.

O Povoado da Capelinha, já foi recentemente asfaltado e encontra-se em fase de conclusão dos meios-fios e calçadas, obra que há muito era esperada pelos moradores. A próxima ação, segundo o prefeito, será levar água tratada para todo o Povoado.

Estradas Vicinais
O município sofria muito com a falta de equipamentos para manutenção de suas estradas vicinais. Graças ao apoio do poder legislativo federal, foi entregue recentemente, uma motoniveladora, que com outras duas, somou muito no atendimento das demandas existentes. Já existe a garantia de mais uma motoniveladora e uma pá mecânica.

Industrialização
Em 1990, o empresário cearense Josias Pereira Azevedo chegou ao Centro-Oeste e instalou em Leopoldo de Bulhões, uma empresa avícola para a produção de ovos — os Ovos Josidith.

Está sediado no município o Sabão Oeste; Armazém da Granol; Fábrica de Botinas Ouro Flex; Tasa Lubrificantes; Cerâmica Ladislau; Viveiros e forte atuação na horticultura nas cercanias do Distrito do Trevo do Zé Rosário.

Outra grande indústria que está instalando no município, é a Mais Petro Comércio Varejista de Combustíveis Ltda, que tornará o município o maior arrecadador de ICMS da Região, além da abertura de mais empregos para os leopoldenses.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias