Home / Política

POLÍTICA

Pelas parcerias, Rogério Cruz reforça apoio à reeleição de Caiado

Na manhã de ontem, durante entrevista ao jornalista Jackson Abrão, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) foi enfático ao dizer que apoia o projeto de reeleição do governador Ronaldo Caiado (UB). Durante suas falas, fez questão de abordar os projetos que desenvolve em parceria com o governo estadual, a exemplo da reformulação do transporte coletivo da Capital. Cruz disse que teve total liberdade para decidir sobre apoiar o governador em um momento em que o seu partido ainda não possuía nenhuma definição sobre o tema. Ele foi perguntado se a sigla está dividida, ao que respondeu prontamente que não. O prefeito observa que o momento não é de divisão e sim de decisão, e que isso leva um tempo natural de confluência, movimento que está observando de perto, durante o desenrolar das tratativas. Cruz acredita que o pré-candidato ao senado, deputado João Campos, escolha o melhor para o partido, “que decidirá por um lado correto” para poderem percorrer juntos este caminho de apoio ao governo. Uma das coisas que o prefeito deixa evidente na entrevista é que representa uma peça chave neste processo decisório, respaldado pelo presidente nacional, Marcos Pereira. Aliás, Rogério Cruz não é só peça chave dentro do Republicanos, a frente da prefeitura de Goiânia, ele é fundamental para o processo eleitoral na região metropolitana, já que boa parte das ações desenvolvidas pela administração municipal da Capital, têm impacto direto na vida de mais de 2 milhões e meio de moradores.

Fio Direto

Apreensão
Após os acontecimentos dos últimos 15 dias, com a defenestração do grupo da deputada Magda Mofatto da direção do PL em Goiás, há expectativas de que ela pode reagir, politicamente, a perda de poder na sigla.

Contágio
As divergências vividas dentro do PL goiano, de certa forma, caem no colo da pré-candidatura de Gustavo Mendanha (Patriota), que recebe apoio de parte da chapa Liberal, hoje, sob o controle do deputado Major Vitor Hugo (PL).

Poder
Como presidente do PL goiano, o deputado major Vitor Hugo controla as verbas destinadas para financiamento das campanhas majoritária e proporcional, o que lhe permite pressionar, politicamente, pré-candidatos a apoiá-lo.

Mais poder
Além da discricionariedade em distribuir o Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), Vitor Hugo conta com um dos instrumentos mais poderosos de uma presidência partidária, a ata de convenção, que definirá a vida de muita gente em 5 de agosto próximo.

Sem solução
Combustível cada vez mais caro e novos aumentos pela frente. Um dos assuntos que mais aterroriza o Palácio do Planalto segue sem uma fórmula que possa resolver, de fato, a escalada de preços. A eleição está chegando.

Sem culpa
A tática do governo federal é dizer que o preço dos combustíveis está alto por conta dos governos estaduais, mas, a referência do ICMS dos estados está congelada desde novembro de 2021. Então?

Ter pena
Para o presidente Jair Bolsonaro (PL), os manifestantes que pedem a volta do AI-5 ou a volta de ditadura militar, são pessoas dignas de pena e que a imprensa não deveria dar ouvidos para este tipo de assunto.

Psicopata
No entanto, o presidente também defendeu os militantes que se manifestam com contundência dizendo que a pessoa que acha os atos políticos, de grupos apoiadores de seu governo, são manifestações antidemocráticas, deve ser “imbecil ou psicopata.”

Perillo mantém mistério sobre qual cargo disputar

A semana segue com uma sensação de que as ações do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) geram pressão sobre a pré-candidatura de Gustavo Mendanha (Patriota).

Quanto mais Perillo deixa dúvidas no ar se é candidato ao governo e ao senado, parte das lideranças que abraçaram o mendanhismo no início do ano ficam em estado de suspensão, preferindo definir um apoio mais contundente após as convenções.

Os dois dividem, dentro da margem de erro, a segunda colocação nas pesquisas mais recentes.

Linha cruzada

Mesmo com nove mortes em menos de 10 dias no trânsito, mais de 170 motoristas foram flagrados em situação de embriaguez ao volante.
Veja bem: Somente este ano, 6.226 condutores foram pegos dirigindo sob o efeito de álcool.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias