Home / Política

POLÍTICA

Cidade celebra Dia Municipal da Saúde da Mulher

Em 2019, as mulheres correspondiam a cerca de 52% (109,4 milhões) da população brasileira, além de representarem maioria entre a população idosa com (56,7%), dados da pesquisa divulgada ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Isso significa que as mulheres são as maiores usuárias do SUS (Sistema Único de Saúde), o que fez com que o Ministério da Saúde intensificasse as ações para o controle de diversas doenças. Em 2004 foi publicado um documento intitulado, “Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher – Princípios e Diretrizes”, no qual é citado os principais cuidados preventivos contra diversas enfermidades que acometem mulheres de todas as idades.

Além disso, as mulheres representam hoje mais da metade dos usuários de plano de saúde no Brasil. Elas são 53,2% do total dos 47,6 milhões de brasileiros que possuíam planos de saúde de assistência médico-hospitalar em 2020, ou seja, 25,3 milhões de mulheres. Os dados são da “Análise da Assistência à Saúde da Mulher na Saúde Suplementar Brasileira entre 2015 e 2020“, desenvolvida pelo IESS – Instituto de Estudos de Saúde Suplementar.

Pensando justamente nessas mulheres a prefeitura de Bela Vista de Goiás realizou na última semana a 14ª edição da ação de prevenção a doenças e trouxe o tema Longevidade Saudável: Equilíbrio entre Corpo e Mente, para ressaltar a importância do autocuidado e das boas práticas no dia-a-dia, como atividade física e alimentação, que podem colaborar com uma vida mais saudável no futuro.

De acordo com a prefeitura, a iniciativa é levar a todas as mulheres um dia exclusivo para cuidados pessoais. “Desde quando iniciei minha trajetória política, em 2008, faço questão de valorizar cada vez mais as mulheres com ações e reconhecimentos da importância delas”, destacou chefe do executivo municipal.

As mulheres comemoraram os serviços oferecidos pela Prefeitura. “Fiz limpeza de pele, olhei os meus dentes, um lanche muito bom, gostei muito, vocês estão de parabéns”, comemorou Maria Aldina, moradora do município.

O evento, criado em 2008, é realizado de forma gratuita pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher, Igualdade e Assistência Jurídica, e foi reconhecido pelas participantes como um marco para as mulheres belavistenses.

“Excelente a iniciativa da prefeita, tem que continuar. Gostei demais de cada um que participou da mesa redonda, o bazar também é uma ideia muito legal, estou muito feliz e satisfeita”, agradeceu a participante Edna Moreira.

Esta edição contou com diversos serviços de saúde, assistência jurídica, café da manhã, mesa redonda, apresentações de teatro, sorteio de brindes, bazar solidário, show e um delicioso almoço para as mulheres

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias