Política

Ministério elogia sistema de saúde digital de Goiás

Redação DM

Publicado em 26 de julho de 2023 às 14:19 | Atualizado há 3 anos

Os sistemas de saúde de Goiás foram destacados pelo Ministério da Saúde (MS) como referência para o País. Comitiva do MS esteve reunida com representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) para conhecer alguns dos sistemas da pasta. “É um estímulo conhecer o que é feito em Goiás, os mecanismos de gestão, transparência, controle e eficiência do uso dos recursos públicos estaduais e federais repassados ao Estado. São muito bem utilizados e são referência para o Brasil”, disse o secretário nacional de Atenção Especializada à Saúde, Helvécio Miranda. 

Um dos mais elogiados pelo MS, Regnet Filas identifica os 125 mil pacientes à espera de cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa foi viabilizada em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Goiás (Cosems). Com ele, Goiás realizou 2.750 cirurgias eletivas entre março e abril deste ano.  E serviu de referência para criação do novo sistema do MS, o e-SUS Regulação. “Goiás é o único Estado que deu conta de ter o CPF dos usuários na fila toda, e sabe exatamente o que acontece no Estado”, destacou Miranda, em reunião com o governador Ronaldo Caiado e secretário Sérgio Vencio. 

O Sistema Integrado da Gestão das Unidades de Saúde (Sigus), por sua vez, permite o monitoramento, avaliação e fiscalização das metas dos contratos de gestão com Organizações Sociais. Com ele, é possível acompanhar o cumprimento das metas estabelecidas nos instrumentos contratuais, garantindo mais eficiência e melhoria na produção hospitalar. 

O dashboard de monitoramento dos recursos federais possibilita informações sobre a execução de recursos federais e a aplicação dos valores na pasta, acompanhando o ciclo dos recursos.

Cobertura vacinal

Com o Sistema de Busca de Susceptíveis/Não Vacinados, a SES-GO conseguiu, no primeiro semestre do ano, identificar 445 crianças com esquema vacinal em atraso em 11 municípios. Dessas, 129 tiveram o cartão de vacina atualizado e as demais tiveram a situação regularizada por meio de correção de duplicidade de cadastros, atualização do Cartão Nacional de Saúde (CNS), correções das inconsistências e regularização de doses aplicadas não inseridas no e-SUS APS local. Está prevista ampliação desse trabalho para 31 municípios a partir de agosto. 

Com o painel Cofinanciamento Estadual à Atenção Primária da SES-GO, os municípios acompanham os indicadores pactuados com o Estado. Ao alcançar as metas, o município recebe o valor completo de repasse de recursos determinados para o indicador. Se as metas não forem alcançadas, os repasses serão proporcionais. A disponibilização de informações sobre os pacientes também permite conhecer quais são as pessoas que precisam de atendimentos, para que a secretaria municipal acompanhe o usuário.

Saúde é pasta

técnica, diz Caiado

Em visita à SES-GO, o governador Ronaldo Caiado defendeu gestões técnicas em pastas estratégicas como a Saúde, e que esse critério seja adotado nos municípios, para elevar a qualidade dos serviços prestados. 

“Receber por parte deles (MS) o reconhecimento do trabalho feito pela Secretaria de Saúde é algo que realmente tem que ser dividido com os servidores, o secretário, os subsecretários, superintendentes e todos que trabalham com dedicação para fazer aquilo que tem sido uma meta do nosso governo: respeito com o dinheiro público e transparência das nossas ações”, enfatizou Caiado.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia