Prefeitura de Goiânia entrega 950 tablets a agentes de endemias para reforçar combate à dengue
Redação Online
Publicado em 26 de fevereiro de 2026 às 15:21 | Atualizado há 4 meses
Operação de Enfrentamento à Dengue 2026 prevê que os profissionais realizem 2,5 milhões de visitas a imóveis
A Prefeitura de Goiânia entregou 950 tablets aos agentes de combate às endemias para aprimorar a estratégia contra a dengue na capital. Os dispositivos permitem o registro imediato de dados sobre focos do mosquito, aplicação de larvicida e orientações realizadas durante as vistorias.
A Operação de Enfrentamento à Dengue 2026 prevê que os profissionais realizem 2,5 milhões de visitas a imóveis em todas as regiões da capital. Os dados alimentados nos tablets possibilitarão ações imediatas do poder público no combate ao Aedes aegypti.
“Com o uso dos tablets, os agentes registram imediatamente os dados importantes sobre os focos de dengue. É uma ferramenta que vem para facilitar o nosso trabalho”, explicou o diretor de Vigilância em Zoonoses da SMS, Carlos Silva Lemos.
A ação inclui vistorias em 1.116 imóveis que representam riscos à saúde pública, com apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e chaveiros. A entrada em locais abandonados é fundamentada na Lei 13.301/2016, que permite o acesso quando essencial para contenção de doenças.
Goiânia foi a primeira cidade do estado a iniciar a operação de enfrentamento à dengue. Os 750 agentes utilizam bomba costal de Ultra Baixo Volume (UBV) para bloqueio focal e perifocal do mosquito em regiões com casos positivados.
“A dinâmica da transmissão da doença está diretamente ligada ao comportamento das pessoas. É preciso limpar calhas e ralos, utilizar tampas em caixas d’água e tratar regularmente as piscinas”, alertou o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer.
Foto: Alex Malheiros