O Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) proporcionou que a paciente Kettly Monic Gomes, 29 anos, que estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade, participasse do aniversário do filho por meio de uma chamada de vídeo.
Momentos como estes proporcionam um pouco de amor e conforto dentro do hospital, principalmente, durante à pandemia. O intuito é diminuir a saudade dos familiares e possibilitar que Kettly estivesse presente em um momento tão significativo, o aniversário de seis anos do seu filho Luiz.
Para a psicóloga Marcella Nunes, ações como essa buscam atenuar o sofrimento de quem está hospitalizado. “Nossa intenção foi amenizar o sofrimento de uma mãe que está longe do filho e dos familiares em uma data tão importante, minimizando a ansiedade, saudade e medo frente a hospitalização”, explica.
Kettly Monic deu entrada na unidade de saúde no dia 03 de junho, após um acidente de trânsito e ficou internada no Hugo durante 18 dias. A saudade da família era minimizada diariamente com as ligações de vídeo, mas poder cantar parabéns para o filho foi ainda mais emocionante. “Ela ficou muito comovida e feliz em participar desse momento, mesmo de longe. Ela agradeceu muito a equipe” relata Marcella.
Para a coordenadora multiprofissional do Hugo, Letícia Vieira essas atividades trazem esperanças para o paciente. “Tudo o que traz conforto para o paciente é importante, uma ligação, a comemoração do aniversário do filho. Tudo isso motiva o paciente a melhorar para ir para casa,” afirma.
Essas práticas buscam dar dignidade aos cuidados realizados aos pacientes. A missão do hospital é oferecer um atendimento de excelência com acolhimento e cuidado humanizado, focado na satisfação do usuário, O Hugo reforça e promove a empatia no cuidado centrado no paciente, o que possibilita um atendimento humanizado que estreita laços de confiança e ajuda no enfrentamento do quadro clínico.